A Força Aérea portuguesa em conjunto com as autoridades espanholas participou, na passada segunda-feira, numa operação em águas internacionais ao largo de Viana do Castelo. Da operação resultaram três detenções e a “apreensão de uma embarcação do tipo veleiro com mais de 850 kg de cocaína”, segundo comunicado enviado à imprensa pela Força Aérea.

A rota da embarcação suspeita esteve durante várias semanas sob vigilância da Força Aérea, em cooperação com as restantes entidades, o que contribui de forma decisiva para o sucesso da ação. As autoridades usaram a informação de diversas entidades multinacionais, pertencentes ao Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N).

“Enquadrado no âmbito das missões de reconhecimento e vigilância no Espaço Estratégico de Interesse Nacional Permanente (EEINP), através de um comando e controlo centralizado, foi possível fazer uso das múltiplas capacidades dos meios da Força Aérea, que possibilitam o acompanhamento de todos os contactos suspeitos de forma indetetável”, pode ler-se ainda no comunicado.

A Força Aérea realça a sua contribuição para a segurança e bem-estar internacional, “assegurando a efetiva monitorização e controlo da nossa área de responsabilidade.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR