A Câmara de Lisboa lançou oficialmente esta quinta-feira o portal “Cidade de Oportunidades”, que divulga imóveis municipais que serão leiloados em hasta pública, explicou à agência Lusa um dos criadores da página.

O portal (cidadedeoportunidades.cm-lisboa.pt) “está orientado para a divulgação e promoção de um conjunto de ações de alienação, arrendamento e valorização do património municipal”, afirmou António Furtado.

O também diretor do Departamento de Política de Solos e Valorização Patrimonial, que gere o património municipal lisboeta, indicou que o nome da página se deve ao facto de a cidade ter conseguido “dar uma imagem de dinamismo, inovação e empreendedorismo” no setor imobiliário e por ter uma “forte apetência no mercado para a reabilitação urbana”.

Este portal agrega já o património municipal não estratégico que a autarquia pretende alienar em cinco sessões no mês de outubro, consoante as diferentes categorias, com início às 10h. O objetivo passa por “libertar recursos que permitam consolidar o orçamento municipal”, reconheceu António Furtado. Relativamente aos cinco lotes de terreno levados à primeira hasta pública de 2 de outubro, os preços base totalizam 28.780.000 euros e o mais polémico é o que pertence ao Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, em Carnide.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já os valores dos 14 prédios municipais a serem leiloados a 08 de outubro variam entre os 49 mil euros e os sete milhões, num total de 25.166.800 euros. Um dos edifícios em destaque pertencia ao banco Santander, foi comprado pelo município em regime de permuta e estava inicialmente pensado para albergar serviços camarários.

Na sessão de 10 de outubro, a autarquia pretende arrendar 15 espaços comerciais, localizados essencialmente nas zonas históricas, e com o valor total base das rendas de 2.795 euros por mês – mensalidades “particularmente simpáticas”, classificou o responsável.

No que toca ao programa Reabilita Primeiro e Paga Depois, serão leiloados, a 16 de outubro, 24 edifícios municipais que, em conjunto, têm um valor base de 3.059.000 euros.

Este programa foi criado pela Câmara de Lisboa em 2013 e consiste na venda de edifícios municipais devolutos para serem reabilitados. Tal como o nome refere, o pagamento pode ser feito até ao final do prazo para a conclusão da obra.

A novidade da próxima hasta pública é que haverá uma simplificação dos procedimentos, contou o diretor municipal. Serão ainda leiloadas 10 frações autónomas, de um edifício na Rua Áurea, que se somam às outras 10 já arrematadas. Na hasta pública de 23 de outubro pretende-se arrecadar 2.758.400 euros.

O “Cidade de Oportunidades” está ‘online’ desde o dia 19 de agosto, mas só esta quinta-feira os programas das hastas públicas foram publicados em boletim municipal. Durante estes dias, a câmara recebeu perto de 50 ‘e-mails’ de interessados, assinalou José Barbosa, da Unidade de valorização do património municipal, referindo que 20% eram de estrangeiros.

O portal está, assim, dirigido para todos aqueles que pretendam investir na cidade: sejam ou não portugueses, que o façam a título coletivo (empresa) ou individual (pequenos comerciantes). No início do mês de setembro a página vai ser disponibilizada em inglês e a médio prazo prevê-se incluir o espanhol e o francês.

Este portal, que foi construído pelos funcionários municipais durante o mês de agosto, não termina após a realização destas hastas públicas, pois vai continuar a ser utilizado pela autarquia para apresentar os imóveis municipais que poderão ser adquiridos, indicando quais os usos admitidos e que tipo de alterações poderão ser feitas, concluiu José Barbosa.