Norte

Pintura, poesia, uma exposição de fotografia, um workshop de hortas mandala e atuações de DJ Vibe, Duarte Bettencourt e Bis Boys Please, entre outros. É assim a Festa das Artes, que se realiza este sábado a partir das 16h, no antigo Hotel Silva, em Amarante. O acesso a estas 12 horas de festa custa 12 euros.

Há 10 anos que a Praia da Azurara, em Vila do Conde, recebe a Azurara Beach Party e o acontecimento atrai muitos amantes da dança e das boas vibes. A edição deste ano vai ter dois dias, sendo que o último, domingo,vai ser em formato sunset.  Axwell, Klangkarussel, Netsky, Faul, Naughty Boy Soundsystem, SBCR (The Bloody Beetroots), Jay Hardway, Matias Aguayo e Elliphant são alguns dos artistas em cartaz. O bilhete diário custa 20 euros e o passe para os dois dias 30 euros.

O cinema está Fora do Sítio no Porto, mas só até este fim de semana. A despedida deste ciclo de cinema ao ar livre tão querido aos portuenses leva o filme “A Culpa é das Estrelas” à Praça das Cardosas, sexta-feira às 22h. Sábado é possível assistir à aventura dos “Caçadores de Tesouros”, com George Clooney, Matt Damon, Bill Murray, Cate Blanchett e Jean Dujardinna. O filme começa às 22h na Praça D. João I e o acesso é gratuito.

Até domingo, as Festas de São Bartolomeu animam o Jardim do Passeio Alegre, na Foz do Douro. Sempre entre as 16h e as 24h é possível descobrir o que de melhor e mais original os artesãos de todo o país têm para mostrar, provar as iguarias do espaço gastronómico e assistir a espetáculos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda no domingo, mas entre as 12h e as 13h, o Museu de Serralves oferece uma visita guiada pela exposição “Histórias”, que conta com mais de 60 obras de pintura, escultura, instalação filme e vídeo, fotografia e performance. Assinalando o 15.º aniversário da abertura do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, a mostra promove uma reflexão sobre a coleção de arte e a arte contemporânea no século XXI. O acesso é gratuito mediante levantamento prévio do bilhete. O melhor é ir cedo, antes que esgote.

Centro

A primeira edição do festival Gliding Barnacles promove a Figueira da Foz como destino do surf mundial até do domingo. A combinação de longboard clássico com instalações artísticas representativas da emergente subcultura do surf mundial é o que faz dele um evento ímpar em Portugal, disse à agência Lusa Henrique Simões, da organização do festival. Assim, para além de terem os olhos postos nas ondas, os visitantes vão poder aproveitar também atividades de fotografia, cinema, design e música. A entrada é livre.

O destino turístico termal de São Pedro do Sul recebe mais uma edição do Festival da Água. Além dos diversos momentos de animação que decorrem junto ao rio Vouga, o festival apresenta as diferentes valências termais no âmbito da promoção da saúde e do bem-estar. Se nunca experimentou ir às termas, eis uma boa oportunidade. É até domingo.

Por falar em água, a criança que há em si há-de querer participar numa Guerra de Balões de Água (sem baldes com gelo à mistura). O evento acontece em Leiria e já vai na quarta edição, a participação é gratuita e a ideia é, simplesmente, agarrar no maior número de balões de água e molhar o “inimigo”. A mini batalha começa às 16h e a grande guerra dos balões está marcada pra as 17h.

A Viagem do Elefante vai passar por Castro Daire, no distrito de Viseu, este sábado às 21h30. A encenação teatral criada a partir da adaptação livre do livro de José Saramago com o mesmo nome cruza teatro, música e artes plásticas. Para ver ao ar livre, no Parque Urbano.

Sul

No sábado, às 22h, não deixe de ir até ao Terreiro do Paço ver a estreia do novo espetáculo de video mapping “Perdi o coração em Lisboa“. A técnica de projeção de vídeo na fachada dos edifícios vai poder ser vista todos os dias entre 30 de agosto e 8 de setembro, sempre às 22h, 23h e 24h, e os espectadores são convidados a fazer uma ‘viagem’ gratuita pela cidade, “explorando uma multiplicidade de culturas, línguas e sons”, informa a Câmara Municipal de Lisboa. O acesso é gratuito.

O programa Lisboa na Rua continua a levar bons espetáculos às praças e jardins da capital. Sexta-feira às 21h30, Cristina Nóbrega dá o primeiro de dois concertos únicos que convidam à descoberta da canção de Lisboa no Largo do Teatro Nacional de São Carlos. Sexta e sábado, o Cinema São Jorge recebe o Lisboa Verde 3D, foto-filme e instalação de Edgar Pêra, onde os jardins, as hortas e os parques de Lisboa são os protagonistas e o cenário ideal para a exploração das potencialidades do formato tridimensional. O filme será exibido em
sessões contínuas das 19h às 22h. A entrada é gratuita.

No Parque de Monserrate, em Sintra, vai haver uma Caça ao Tesouro, sábado, às 15h. Agarre na pequenada (dos seis aos dez anos) aí de casa e não perca uma exploração do Parque diferente, feita com buscas de pistas escondidas que conduzem à descoberta de um tesouro. Através da observação do meio envolvente, os participantes vão decifrando enigmas e charadas em comunhão com a natureza. A participação custa oito euros e requer inscrição prévia.

No sábado, às 22h, olha-se para o céu no Barreiro. A Ciência Viva vai organizar uma sessão de observação do céu noturno com telescópios diferentes e também um “passeio pelo céu”. É a oportunidade para também conversar sobre astronomia. O ponto de encontro é no Centro de Educação Ambiental e o acesso é livre.

Só este fim de semana é possível ir a quatro bons festivais portugueses: Crato, Entremuralhas, Forte e Ilha dos Sons. Este último realiza-se na Mina de São Domingos, em Mértola, e o cartaz musical (Linda Martini, Kussondulola, Dengaz, Jimmy P, entre outros) concorre com o cenário idílico que permite umas férias bem passadas (como se pode ver na foto do artigo). O bilhete diário custa 15 euros.

Castro Marim, no Algarve, vai viver Dias Medievais. Até domingo, entre as 15h e as 23h, a história medieval aprende-se vivendo e convivendo com o rei, a rainha, cavaleiros de armaduras reluzentes, bobos e jograis, comerciantes, monges, damas e nobres. Os serões são animados com os torneios a cavalo e a pé, pelo teatro de rua, pela exposição dos instrumentos de tortura, por música da época, pela feira e os banquetes que vão reacender a magia e mistério de tempos idos. Os bilhetes de adulto custam seis euros.