“É uma amostra acima de tudo do que ele tem feito e que eu tenho seguido”, explicou o fotógrafo Fernando Guerra, que acompanha há quase uma década Siza Vieira, partilhando a dificuldade em “tentar reduzir dez anos e quase 50 obras em 56 fotografias”.

A mostra, de entrada livre, patente ao público na Galeria Macpro, todas as sextas, sábados e domingos, entre os dias 05 e 28 de setembro, “é para Macau e fica em Macau, provavelmente até como acervo do próprio hotel”, disse Fernando Guerra, referindo-se ao hotel Sun Sun, no Porto Interior, o qual vai ser remodelado por Siza Vieira em parceria com o arquiteto Carlos Castanheira.

À semelhança de Siza Vieira, que revisita Macau 30 anos depois, o fotógrafo também experiencia a sensação de regresso: “Trabalhei aqui muitos anos em Macau como arquiteto e no plano [do NAPE (Novos Aterros do Porto Exterior)] como projetista e nunca me passou pela cabeça voltar passados estes anos todos, não a projetar, mas a fotografar em viagem, a acompanhá-lo e a mostrar algumas das coisas que temos feito. Tem sido incrível”.

Para Fernando Guerra “é muito difícil de descrever e é muito emocionante” conviver de perto com o ‘mestre’. “Têm sido dias muito especiais. Privar com ele não é a primeira vez, porque já fui à Inglaterra, à Coreia e ao Japão várias vezes, mas esta vez não só pela duração, mas também pela experiência, porque vimos projetos que vão ser concluídos daqui a dois anos, que não existem ainda, inauguramos vários, passeamos e conversamos muito”, afirmou, sublinhando que acabar em Macau uma viagem de três semanas se afigura especial para ambos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Questionado sobre a sua obra preferida de Siza Vieira, apontou para a mais recente e a primeira assinada na China: o edifício de escritórios, também desenhado em parceria com Carlos Castanheira, inaugurado no passado sábado, na província de Jiangsu, no leste do país, batizado com o nome de “Edifício sobre a Água”.

“Esta obra, naquele reservatório de água que serve uma fábrica de produtos químicos é única e só poderia acontecer naquele sítio, com aquela liberdade e com a experiência que ele tem”, afirmou Fernando Guerra, que elencou, a par deste, um projeto em Portalegre, no Brasil.

A exposição de fotografia da autoria de Fernando Guerra, cuja cerimónia de abertura contou com a presença de Edmund Ho, o primeiro chefe do Executivo da Região Administrativa Especial chinesa e atualmente vice-presidente da Comissão Política Consultiva do Povo Chinês, vai ter duas sessões guiadas (a 12 e 26 de setembro), conduzidas pelo arquiteto Andre Lui Chak-Keong.

Esquissos do vencedor do Prémio Pritkzer (o Nobel da Arquitetura) em 1992 estão também em exibição na galeria Macpro, que tem como presidente o proprietário do hotel Sun Sun, Yany Kwan, os quais vão ser objeto de um leilão para a caridade.