Num dos melhores locais para procurar vestígios de dinossauros, a Patagónia argentina, a universidade norte-americana de Drexel descobriu uma nova espécie de dinossauro com o esqueleto mais completo jamais encontrado. Batizaram-no de Dreadnoughtus, inspirados no inglês “dread nothing” (que nada teme).

Dreadnoughtus seria o equivalente a 12 elefantes, os maiores animais terrestres da atualidade e a descoberta está a correr o mundo. O mérito é da equipa liderada pelo paleontólogo Kenneth J. Lacovara, que descreveu o dinossauro em duas palavras: “incrivelmente gigante”.

DreadnoughtusSize-1024x980

Ao contrário de descobertas anteriores desta dimensão, em que são descobertos apenas fragmentos, neste caso os cientistas encontraram “mais de 70 por cento dos ossos, com exceção da cabeça”, explicam na página da Universidade. “Dreadnoughtus oferece uma janela sem precedentes sobre a anatomia e biomecânica dos maiores animais que já andaram na Terra”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O esqueleto pode ser visto no vídeo que a universidade preparou para os curiosos:

O dinossauro pesaria tanto como uma dúzia de elefantes africanos, ou mais de sete T. rex, comparou Kenneth J. Lacovara. E nem sequer estaria no pico do seu desenvolvimento. “É de longe o melhor exemplo que temos de qualquer uma das criaturas mais gigantes que já alguma vez pisaram o planeta”.

Pertencente ao grupo dos titanossauros, era herbívoro e viveu entre 66 e 84 milhões atrás. Outra das certezas do paleontólogo é a de que, com aquele tamanho, “não teria medo de nada”. Exceto, talvez, da falta de comida. Para se chegar ao tamanho do Dreadnoughtus, um dinossauro teria de comer quantidades massivas de plantas. “Imaginem uma vida inteira de obsessão por comida”, comentou o investigador.

Lacovara-back-vertebrae-2

Kenneth Lacovara, o investigador que descobriu o esqueleto do Dreadnoughtus na Patagónia. ©Drexel University

Em maio deste ano, e também na Argentina, foi descoberto o fóssil do dinossauro que os cientistas acreditam ser a maior criatura que já andou sobre a Terra: teria 40 metros de comprimento, 20 metros de altura e pesaria 77 toneladas.