Nas viagens a Londres chega a ser desconcertante a seriedade e firmeza dos Guardas Reais do Palácio de Buckingham. O único momento de libertação que têm é um pequeno percurso que deve ser feito em sentido e de forma espartana. Mas um dos guardas da Rainha surpreendeu a coroa e foi apanhado a dançar, num vídeo identificado no YouTube. Agora aguarda enquanto decorre a investigação.

Nas imagens, hoje mostradas pelo Independent, percebe-se que a marcha é muito mais solta do que mandam as regras: o guarda vai alternando entre a formal e uma outra, em câmara, mais dançante, parecendo querer entreter os que os viam.

Nas imagens captadas, a audiência reage fervorosamente ao momento único na história do Palácio. Os comentários servem de banda sonora à dança coordenada do guarda: “Tu já alguma vez tinhas visto antes?”. As crianças acrescentam: “É só aquele, ele está a fazer palhaçadas. Olha a dar uma voltinha… a ser estranho.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Paul Richards foi quem deu a conhecer o vídeo ao mundo, acompanhado da legenda “Guarda do Palácio de Buckingham porta-se mal em serviço enquanto a Rainha está de férias. Deve ter uma reunião com o chefe mais tarde…”. Richards estava certo: a Rainha estava de férias na Escócia e a família real não estava em Buckingham.

Resultado? As autoridades abriram uma investigação. Um porta-voz justificou que “quem quer que seja visto a desrespeitar os elevados padrões do Exército só pode esperar que sejam tomadas as devidas ações.”