O Lisbon & Estoril Film festival regressa de 7 a 16 de novembro, com um simpósio internacional na manga: o tema é “Ficção e Realidade. Para além do Big Brother”; a parceria com a associação francesa La Quadrante du Net; e o foco na vigilância. Esta manhã, o produtor Paulo Branco garantiu que tem já assegurada a colaboração de Julian Assange, um dos fundadores da WikiLeaks, ainda que sem dizer como é que o australiano (refugiado numa embaixada em Londres) vai participar no evento.

Mas há mais promessas: Noam Chomsky, comentador político e ativista e o ex-presidente brasileiro Lula da Silva foram também contactados: o primeiro, disse Paulo Branco, estará no simpósio, o segundo está a ponderar.

Certo é que um momento alto do festival será a antestreia do filme Variações de Casanova, de Michael Sturminger. O filme, baseado numa peça de teatro com o mesmo nome, é um encontro de várias formas de expressão artística, um vai e vem contínuo entre o mundo de Casanova e a obra de Mozart, em que se baseia toda a banda sonora. Variações de Casanova será exibido no dia 8 de novembro na Fundação Calouste Gulbenkian e contará com a presença dos atores (entre eles o protagonista John Malkovich), do realizador e de alguns cantores.

A propósito da presença de Malkovich em Portugal, o festival vai realizar uma homenagem àquele que é um dos maiores atores internacionais da atualidade. A homenagem focar-se-á no trabalho do ator nas mais variadas vertentes, desde o cinema ao teatro, como ator e produtor, à televisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda nas homenagens, Maria de Medeiros estará em destaque no festival. Para além da exibição da sua obra enquanto realizadora, o Lisbon & Estoril Film Festival apresentará também uma seleção de filmes em que participou como atriz.

Outra das grandes novidades do festival será a produção de uma peça de teatro. “Os Belos Dias de Aranjuez” de Peter Handke, numa encenação de Tiago Guedes, será representada no dia 12 de novembro no Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém. A peça, a única escrita em francês pelo autor, será levada a cena pela segunda vez, depois de uma primeira estreia na Alemanha.

Para além de cinema e teatro, haverá ainda uma exposição de pintura. “Here & Now”, com inauguração marcada para 7 de novembro no Centro de Congressos do Estoril, reúne uma série de litografias inéditas da autoria do realizador David Lynch, que nos últimos anos se tem dedicado mais à pintura, e de Jean-Michel Alberola, um dos melhores artistas plásticos franceses. A exposição acontece num momento em que os artistas desenvolvem abordagens artísticas contrárias, com o realizador a dedicar-se às artes plásticas e o pintor a dedicar-se ao cinema. A este propósito, serão também apresentados alguns trabalhos cinematográficos de Alberola. Espera-se ainda a presença de David Lynch, mas esta ainda não foi confirmada.

A fechar o festival no dia 16 de novembro estará Arto Lindsay, num concerto no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém. Este será o último concerto de uma tour europeia, que começará em outubro e acabará em Portugal.

No dia 20 de outubro será feito o anúncio completo da programação, dos filmes em competição e dos convidados presentes. Até lá, já é possível comprar os bilhetes para alguns dos eventos, nas bilheteiras do Centro Cultural de Belém e da Gulbenkian.

leffest_2014