Tem por hábito chegar atrasado aos seus compromissos e já não sabe o que fazer para tentar evitar essa situação? Não é o único. Nos Estados Unidos, um em cada seis trabalhadores chega atrasado ao local de trabalho pelo menos uma vez por semana e um terço dos empregadores já demitiu alguém precisamente por ter chegado tarde. A Quartz reuniu alguns conselhos e truques para que possa começar a chegar a horas. Veja aqui quais são.

Faça um check-up à sua saúde mental

Os atrasos crónicos podem ter origem psicológica. De acordo com o Huffington Post, as pessoas mais ansiosas, com pouco autocontrolo e que procuram constantemente emoções fortes têm tendência a chegar atrasadas com mais frequência. Ter défice de atenção ou transtornos obsessivos compulsivos também podem contribuir. Se identificar algum destes sintomas, pode ser mais fácil tentar criar um mecanismo de resposta para que possa chegar a horas aos sítios.

Evite muitos compromissos num só dia

Se tiver uma agenda sobrecarregada é natural que acabe por chegar atrasado a alguns dos compromissos marcados. Tente marcar apenas aquilo que lhe parece concretizável e que lhe permita ter intervalos temporais suficientemente grandes para poder chegar a horas.

Acorde mais cedo

Escolher o que vestir, tomar o pequeno-almoço e olhar para a agenda do dia. Parecendo que não, a rotina diária também ocupa uma boa parte do tempo e pode, mesmo, levar a que uma pessoa se atrase. Se gostar de se despachar a um ritmo mais calmo, experimente acordar mais cedo. Vai ver que consegue fazer as coisas ao seu ritmo e que não chegará atrasado aos seus compromissos.

Não culpe os transportes públicos

Acredite, é uma desculpa tentadora. Mas, apesar das constantes greves, na maioria dos dias os transportes até chegam a horas. Ainda assim, se tiver com medo de não conseguir honrar com os seus compromissos, experimente sair mais cedo de casa. Dez minutos bastam.

Evite distrações

Ver as redes sociais, o email ou, acredite, até olhar-se ao espelho. Há sempre algo à nossa volta que pode contribuir para a nossa quebra de concentração e consequente distração. Quando damos conta, já se passou meia hora e estamos atrasados para algum compromisso. Tente abstrair-se ao máximo daquilo que o rodeia e evite aquilo que o pode distrair.

Vá dando a entender que tem de se ir embora

Imagine que está a ter uma conversa, bastante agradável até, e que olha para o relógio e vê que já devia estar noutro lugar há cinco minutos. Se a pessoa com quem está a falar simplesmente não lhe dá oportunidade para que se possa ir embora, experimente dar a entender que tem mesmo que ir à sua vida. Vá olhando para o relógio ou para o telemóvel. Caso esteja sentado, vá-se levantando devagar.

Avise que vai chegar mais tarde

É uma questão de consideração. E muito simples. Basta uma mensagem ou um telefonema.