Os portugueses parecem estar fartos de esperar no trânsito. Um estudo do Observador Cetelem diz que Portugal é o país da Europa que mais boleias partilha. Em 2013, 28% dos portugueses usaram o sistema de deslocações partilhadas, sendo que a média europeia é de 20%. Os dados foram divulgados no âmbito do Dia Europeu Sem Carros, que se celebra a 22 de setembro, e o objetivo é o de sensibilizar os condutores para as desvantagens do uso do automóvel.

No ano passado, o mesmo estudo mostrava que apenas 6% usavam esta alternativa. O aumento de 22% tem como principal motivo a crise económica, mas também uma crescente consciencialização do impacto dos carros no ambiente: 57% dos portugueses acreditam que as viaturas são as principais causadoras da poluição e 64% reconhecem que as emissões de gases efeitos de estufa são um dos principais inconvenientes do veículo.

As redes sociais e os portais de partilha de boleias online têm sido importantes na divulgação do serviço. No Boleias.net foram anunciadas mais de 11 mil boleias e os jovens entre os 25 e os 30 anos são os grandes utilizadores (58%) do site. Usam-no tanto para viagens ocasionais (63%) como para trajetos habituais (37%). Para pesquisar no site, basta escrever os locais de partida e chegada e tentar a sua sorte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR