Norte

Se sempre quis conhecer melhor Viana do Castelo, vá ter à Praça da República esta sexta-feira, às 21h00. É de lá que parte a Caminhada Noturna, integrada na Semana Europeia da Mobilidade. É uma visita guiada ao centro da cidade com a duração de uma hora e meia. A participação é gratuita.

Em Braga acontece o arranque do ciclo de concertos GNRation, e os portugueses PAUS são os primeiros convidados. O concerto realiza-se às 22h30 na Black Box e os bilhetes custam sete euros.

O ritual que se repete todos os anos no Porto acontece esta sexta e sábado, a partir das 22h30. São as Noites Ritual, que este ano recebem os The Crawlers, Blind Zero, O Incrível Homem Bomba e David Fonseca. Devido às atuais condições climatéricas instáveis e à forte possibilidade de chuva, o palco vai ser transferido para o interior do Pavilhão Rosa Mota. A entrada é livre até à capacidade máxima do recinto: cinco mil pessoas.

Sábado é, também, dia de inaugurações simultâneas em Miguel Bombarda, na Baixa portuense. A partir das 16h00, 18 galerias de arte do quarteirão de Miguel Bombarda inauguram em simultâneo novas exposições. Como já é habitual, em associação com os galeristas e lojistas, promovem-se espectáculos de rua, performances, DJ, concerto e comes e bebes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A primeira edição do Rali Vinho do Porto arranca esta sexta-feira, às 15h00, do edifício da Alfândega do Porto, seguindo depois em direção ao Douro Vinhateiro, e cuja “meta” é cortada no domingo, em Tabuaço. No rali só entram carros anteriores a 1974 e quanto mais originais, melhor.

Para quem prefere correr com as pernas, e não de carro, pode participar este sábado na Corrida do Parque à noite, marcada para as 21h00 no Queimódromo do Porto. No final, os atletas têm à disposição uma Fun Zone, um espaço com DJ e música e com animação temática inspirada nos “Piratas das Caraíbas”. A inscrição custa 15 euros e inclui objetos úteis à corrida, como uma t-shirt fluorescente, mochila e lanterna.

No sábado de manhã, o Museu Nacional Soares dos Reis organiza para as crianças entre os oito e os 12 anos a última Caça ao Tesouro do verão. Durante quase três horas, os participantes vão poder descobrir os segredos do edifício e aprender um pouco sobre arquitetura. Participar custa 10 euros.

Centro

Se puder, dirija-se ao Teatro Viriato, esta sexta-feira e sábado, às 21h30. É no teatro viseense que acontece a estreia nacional de “Gata em Telhado de Zinco Quente“, peça original de Tennessee Williams, aqui adaptada pelos Artistas Unidos e Jorge Silva Melo. Catarina Wallenstein e Rúben Gomes são os dois protagonistas que repetem um papel imortalizado por Elizabeth Taylor e Paul Newman no filme “Cat on a Hot Tin Roof”, de 1958. Depois de Viseu, a peça vai mostrar-se em 10 cidades de norte a sul do país. Os bilhetes custam entre cinco e dez euros.

Tinha apenas 17 anos quando integrou um dos grupos que mais sucesso teve em Portugal e no estrangeiro, os Madredeus. A banda tem outra vocalista, mas podemos continuar a ouvir a bela voz de Teresa Salgueiro a solo, no concerto íntimo desta sexta-feira, a partir das 21h00, na Casa da Criatividade, em São João da Madeira.

No sábado, o Gin Tasting regressa à cidade onde se estreou: Leiria. Entre as 15h00 e as 21h30, no Mercado de Sant’Ana, o evento dedicado à bebida da moda propõe a curiosos e profissionais o contacto com e prova de mais de 50 grandes marcas de gin e de água tónica. A entrada custa 15 euros e inclui um copo, três provas de gin e acesso a todas as atividades paralelas, entre workshops, provas comentadas e masterclasses.

Sul

Silêncio, que na sexta e no sábado o fado toma conta de vários espaços de Alfama, em Lisboa, com mais uma edição do Caixa Alfama. Alguns dos melhores artistas, como Carminho, Anita Guerreiro, Gisela João, Maria Armanda, Ricardo Ribeiro, Ana Moura e António Zambujo vão dar concertos. O bilhete para este cartaz imperdível para quem gosta de fado custa 35 euros.

Do fado para a música clássica, a temporada do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, abre com um concerto dirigido por Joana Carneiro. A maestrina, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e o violoncelista Johannes Moser reúnem-se no sábado, a partir das 21h00. Há bilhetes entre os 10 e os 20 euros.

No Casino Estoril vai acontecer um roubo. A culpa é de Luís Franco-Bastos, que apresenta ao público “Roubo de identidade”, o mais recente espetáculo de stand-up comedy de um humorista pouco importado com o politicamente correto. O espetáculo acontece na sexta-feira, às 22h30, e os bilhetes custam 12 euros.

Ali bem perto, em Cascais, há festa na Casa das Histórias Paula Rego. O quinto aniversário da casa da artista celebra-se sábado e domingo com atividades especialmente pensadas para os mais novos, dentro da casa e também no jardim, e que permitem conhecer a arte de forma divertida. O acesso é gratuito.

O programa de verão Lisboa na Rua termina no sábado, ainda que com pouco verão. Às 22h00, no Largo do Intendente, o público pode ver, gratuitamente, e em 3D, o filme “Pina“, de Wim Wenders, sobre a bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch.

Domingo é Dia Verde nos jardins do Museu da Eletricidade, em Lisboa, que acolhem uma vez mais esta eco festa que celebra a sustentabilidade através de atividades para todos os gostos e idades. A partir das 14h00 e até às 18h00, é possível participar em passeios de bicicleta à beira-rio, workshops de bem-estar, como yoga do riso, chi kung e shiatsu, degustações de chás, cafés e bolos macrobióticos, teatro e várias atividades para pais e filhos. A entrada é gratuita e espera-se que a chuva não apareça.

Aviso a todos os petiscadores: a Rota do Petisco voltou às ruas de Portimão, Alvor e Ferragudo, no Algarve, e este ano também chega à Mexilhoeira Grande. A festa do petisco propõe um roteiro gastronómico por vários estabelecimentos de restauração que disponibilizam ementas especialmente confecionadas para o evento e a preços convidativos, em que um petisco e uma bebida custam 2,5 euros, ou ainda doce regional mais bebida por dois euros. Este ano a novidade é a oferta de uma Rota dos Pequeninos, onde à mesa dos restaurantes aderentes os mais novos vão poder encontrar um menu pensado para eles.