António Costa vai abandonar o programa Quadratura do Círculo na altura das eleições diretas do PS, que o deverão conduzir a secretário-geral do partido. A eleição interna está marcada para o dia 21 de novembro, pelo que a última participação no programa será a dia 20 desse mês. Ainda não há, no entanto, confirmações sobre o substituto para o lugar dos socialistas.

Costa chegou a suspender a sua participação no programa de comentário semanal na SIC Notícias durante a campanha para as eleições primárias, tendo sido substituído por outros nomes socialistas, mas acabou por regressar à companhia de António Lobo Xavier e José Pacheco Pereira, com quem debate semanalmente os temas da atualidade. O abandono definitivo será então em novembro. Mas quanto a substituto, a SIC afirma que ainda não há certezas.

José Magalhães, que foi o primeiro socialista a ocupar o lugar na Quadratura, chegou a substituir António Costa na sua ausência, e poderá ser um dos nomes mais prováveis, apesar de a SIC não avançar nomes.

A Quadratura do Circulo é atualmente transmitida na SIC Notícias todas as noites de quinta-feira, com a moderação do jornalista Carlos Andrade. O programa, no entanto começou por ser transmitida na TSF, no final dos anos 80, moderado por Emídio Rangel, com José Magalhães (PS), José Pacheco Pereira (PSD) e Vasco Pulido Valente. Vasco Pulido Valente acabou por sair do programa, e sucedeu-lhe Miguel Sousa Tavares e mais tarde Nogueira de Brito.

Só em 2004 chega ao pequeno ecrã, já com Lobo Xavier no lugar de Nogueira de Brito. Pouco depois, José Magalhães é substituído por Jorge Coelho, que, por sua vez dá lugar a António Costa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR