O novo executivo da Suécia está em funções há muito pouco tempo, mas Gabriel Wikström, de 29 anos, já é um dos ministros mais populares dentro e fora do país devido ao Twitter. O jovem governante, que nas redes sociais é conhecido agora como “handsome minister” ou “ministro bonito”, tem vindo recolher apoio junta da população mais jovem, especialmente de turcos que partilham as suas fotografias nessa rede social e têm feito subir o número de seguidores para mais de 21 mil.

“Só me posso sentir honrado e feliz. E também um pouco surpreendido, devo admitir. Espero poder ser um modelo e inspirar os jovens, especialmente na Turquia, a envolverem-se na política”, disse o ministro ao The Local. Não sabe quem começou a partilhar a sua fotografia no Twitter, mas isso tem-lhe valido a afeição de muitos jovens daquele país e de outros locais na Europa.

O executivo foi eleito nas eleições de 14 de setembro e desde a sua nomeação – até agora Wikström era vereador na cidade de Västerås e liderou a juventude do Partido Social Democrata sueco, partido que lidera a coligação de centro esquerda agora no poder -, a sua conta de Twitter tem sido invadida por mensagens de felicitações, particularmente de jovens turcos. O ministro já agradeceu e diz que vai fazer mais publicações em turco e inglês.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas redes sociais é conhecido agora como “handsome minister” ou ministro bonito, mas Wikström tem uma missão complexa pela frente, já que é ministro da Saúde, do Sistema Nacional de Saúde e do Desporto. Atualmente está a lidar com a crise do ébola e diz que o seu objetivo é que todos os suecos tenham acesso a tecnologia de ponta na saúde de forma igual e justa.