O Oktoberfest, o festival de cerveja de Munique, é uma das maiores e mais conhecidas feiras do mundo, recebendo anualmente mais de seis milhões de pessoas.

Localmente denominado de “Wiesn” (“prado”), um diminutivo do nome “Theresienwiese”, é uma parte importante da cultura bávara e da economia local. Os principais beneficiados são a hotelaria, o comercio local e, obviamente, as cervejeiras, que todos os anos investem milhões de euros com a montagem de gigantescas tendas no festival. As marcas de cerveja presentes são todas bávaras, devido a um decreto promulgado há cerca de 20 anos.

A história do Oktoberfest remonta ao ano de 1810. O festival tem origem no casamento do herdeiro da coroa bávara, o Príncipe Luís (mais tarde Rei Luís I), com a Princesa Teresa Carlota Luísa da Saxónia-Hildburghausen, que serviu de pretexto para uma grande festa que juntou nobres e camponeses.

O casamento aconteceu no dia 12 de outubro de 1810 e, cinco dias depois, a Guarda Nacional organizou uma corrida pública de cavalos, garantido assim que a população também podia participar. Os festejos tiveram lugar nos prados em frente aos portões da cidade, que foram depois batizados de “Theresienwise”, os “prados de Teresa”, em honra da Princesa, um nome que perdura até hoje. Foi então decidido que a festa se repetiria no ano seguinte, marcando assim o nascimento dos “festivais de outubro”.

Hoje em dia, o festival tem a duração de 16 dias e é marcado de modo a incluir o primeiro domingo de outubro. Apesar de ser originário da Bavária, cidades no mundo inteiro celebram também o Oktoberfest, com festivais organizados seguindo o modelo original.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR