Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se a partir de hoje, em Bruxelas, com novas metas ambientais e energéticas em agenda, bem como a nomeação de um coordenador europeu para o combate à epidemia do ébola.

A cimeira tem início marcado para as 17h30 locais (16h30 em Lisboa), depois da habitual troca de pontos de vista com o presidente do Parlamento Europeu, com o quadro para o clima e a energia para o período 2020 a 2030 no arranque dos trabalhos.

O novo quadro prevê objetivos vinculativos de redução das emissões de gases com efeito de estufa de 40% em relação ao nível de 1990, e de pelo menos 27% para as energias renováveis.

Os líderes dos 28 irão debater também o problema da epidemia do vírus Ébola, devendo aprovar a nomeação de um coordenador especial da UE, mandatado para assegurar maior coordenação entre a União Europeia, os Estados-membros e as Nações Unidas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A cimeira recomeça e termina na sexta-feira, com um debate sobre a situação económiva na UE, com com a participação do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, seguindo-se imediatamente uma reunião dos líderes da zona euro, sobre o mesmo tema mas centrado nos países da moeda única.

A aprovação da nova Comissão Europeia, liderada por Jean-Claude Juncker – que recebeu na quarta-feira, em Estrasburgo, o aval do Parlamento Europeu — é uma formalidade a cumprir pelo Conselho Europeu.

Portugal estará representado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.