As palavras do secretário da Defesa britânico estão a causar polémica no Reino Unido e prometem intensificar o braço-de-ferro com a Alemanha. Michael Fallon afirmou este domingo (26) que existem cidades no Reino Unido “inundadas” de imigrantes e que os cidadãos estão “sitiados”. Citado pelo The Guardian, Fallon disse, ainda, que o número de imigrantes e de pessoas estrangeiras que gozam de benefícios estatais deve ser sujeito a algum tipo de restrição.

Estas declarações surgem depois de o primeiro-ministro britânico, David Cameron, ter anunciado a intenção do Reino Unido de criar um sistema de quotas para imigrantes pouco qualificados vindos na União Europeia, o que mereceu duras críticas de Angela Merkel. A chanceler alemã garantiu que “a Alemanha não vai mexer com os princípios fundamentais da livre circulação na União Europeia”.

Fallon não gostou da reposta de Merkel e, em declarações à Sky News, deixou o aviso: “Os alemães ainda não viram as nossas propostas e nós ainda não [as formalizamos]. No entanto, estamos a trabalhar para ver o que podemos fazer para evitar que as cidades e comunidades inteiras sejam inundadas por enorme número de imigrantes”. O secretário da Defesa britânico usou, mesmo, a expressão “cerco” aos cidadãos naturais do Reino Unido, referindo-se aos imigrantes, que beneficiam de apoios do governo britânico e que se aglomeram nas cidades ao longo da costa Este.

As declarações de Fallon prometem inflamar um país já de si muito dividido sobre a questão da imigração e sobre a sua participação como membro da União Europeia. O secretário de Estado do Ambiente britânico, Ed Davey, ouvido pelo mesmo canal, veio deitar alguma água na fervura e condenou o tipo de linguagem utilizada por Fallon. “Quando falamos de imigração, precisamos de ser responsáveis nas palavras que usamos”, considerou o membro do Partido Liberal Democrata.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR