O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e o ministro da Economia, António Pires de Lima, iniciam hoje a visita oficial ao México, liderando uma delegação portuguesa que integra cerca de 50 empresas de setores como tecnologias de informação, moldes, energia e engenharia.

A delegação nacional integra perto de 50 empresas portuguesas, sobretudo da área das tecnologias, como a WeDo Technologies, JP Sá Couto, Vortal, mas também de outros setores, como a EDP Internacional, Efacec, Grupo Lena, OGMA, Simoldes, Dexprom, Banco BPI, Montepio Investimento e as universidades do Aberta e do Porto.

Segundo informação do gabinete do vice-primeiro-ministro, além de vários encontros com autoridades estaduais e federais mexicanas, está prevista a 1.ª Reunião Económica de Alto Nível Portugal-México, na terça-feira na cidade do México, sendo a delegação mexicana liderada pelo número dois do governo e ministro dos Negócios Estrangeiros, Jose Antonio Meade, e responsáveis mexicanos para a área da Economia.

No mesmo dia, o vice-primeiro-ministro participará também na 12ª Cimeira de Negócios do México, agora na cidade de Querétaro, num evento que junta decisores políticos e empresariais de toda a América Latina e onde o governante português irá apresentar o caso de Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na quarta-feira, o último dia da visita oficial, terá lugar na cidade do México um Seminário Económico organizado pela Aicep (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), representada pelo seu presidente, Miguel Frasquilho.

Paulo Portas e Pires de Lima fazem-se acompanhar ainda pelos secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Pereira Gonçalves, e da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira de Brito, e da Energia, Artur Trindade.