O Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, vai ser condecorado na segunda-feira pelo Presidente da República, em Belém, pelo trabalho desenvolvido nos últimos dez anos em Bruxelas.

Durão Barroso cessa o seu mandato no sábado, dia 1, sendo substituído por Jean-Claude Juncker. Segundo soube o Observador, o social-democrata será agraciado com uma das mais altas condecorações do Estado português.

Barroso, que foi primeiro-ministro entre 2002 e 2004, era, juntamente com José Sócrates, um dos dois ex-chefes de Governo que nunca tinham recebido uma distinção por parte do Presidente da República.

A Presidência da República anunciará sexta-feira a decisão de condecorar Barroso, que em julho tinha recebido das mãos do presidente francês, François Hollande, a mais alta condecoração francesa (Grande Oficial da Legião de Honra), pelo trabalho à frente da Comissão Europeia. Em 2011, tinha recebido, por parte do Estado espanhol, a Grã Cruz da Real e Distinguida Ordem Espanhola de Carlos III.

Nos últimos dias, a questão das medalhas que os ex-primeiros-ministros têm ou não direito estiveram na ordem do dia. Manuel Alegre e Ascenso Simões apelaram em público para que Cavaco distinguisse também Sócrates. Simões enviou mesmo uma carta ao Presidente, enquanto Alegre declarou que Cavaco só ainda não o havia feito “por razões pessoais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR