A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou a medalha de ouro no Grand Slam de Abu Dhabi na categoria de -57 quilos, depois de ter derrotado a francesa Laetitia Blot.

Depois de ter conseguido uma vantagem de “waza-ari”, Telma Monteiro ganhou por “ippon” através de uma imobilização. A judoca garantiu assim a segunda vitória do ano, depois de ter conquistado o ouro no Open Europeu de Varsóvia em março.

A caminhada para o ouro começou com a derrota em apenas 13 segundos da atleta Al Jalili Al Nuaimi dos Emirados Árabes Unidos. A judoca do Benfica bateu depois com “waza-ari” a canadiana Catherine Beauchemin-Pinard e qualificou-se para a final ao eliminar a norte-coreana Ri Hyo Sun no ponto de ouro, depois de os juízes terem atribuído uma segunda penalização à coreana.

Na mesma prova, a portuguesa Joana Ramos terminou em quinto lugar na categoria de -52 quilos e no setor masculino César Diogo e Sergei Oleinic não conseguiram passar da segunda ronda de eliminatórias da categoria de -66 quilos.

Este foi apenas um dos vários títulos alcançados por Telma Monteiro este ano. Desde o início do ano, a judoca portuguesa já conquistou duas medalhas de bronze nos Europeus e no Grande Prémio de Ulan Bator e foi vice-campeã mundial pela quarta vez. A atleta é ainda oitava no “ranking” mundial.