Shubham Banerjee podia ser um adolescente com preocupações comuns de adolescente, mas não é. Tem 13 anos e recebeu “centenas de milhares de dólares” da Intel Capital, empresa de capital de risco da Intel, para desenvolver uma impressora low-cost para invisuais. Quando estava no sétimo ano, teve uma dúvida que fez com que deixasse de ser apenas estudante para ser também empresário: afinal, como é que os cegos leem?

A resposta estava na internet. E vinha com preço. O jovem indiano, que mora na Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA), ficou “chocado” com o preço das impressoras de braille, o processo de escrita em relevo que permite que os cegos leiam, disse à Business Insider. Os modelos que encontrou na internet custavam mais de dois mil dólares, ou seja, mais de mil e seiscentos euros. Foi aí que olhou para um kit de legos que tinha em casa e questionou: porque não tentar e construir uma versão mais económica?

Com as peças do Lego’s Mindstorms EV3, Shubham Banerjee quis facilitar a vida das pessoas com deficiência visual. A solução que criou pode custar menos de 500 dólares, ou seja, menos de 401 euros e atraiu a atenção da Intel Capital, que durante o evento que realiza todos os anos anunciou que iria investir algumas “centenas de milhares de dólares” na empresa que o empreendedor de 13 anos lançou, a Braigo Labs.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Nunca pensei que uma empresa desta dimensão investisse na minha empresa. Foi muito surpreendente”, disse à Business Insider.

Depois de chegar a casa da escola, Shubham Banerjee fazia os trabalhos de casa e trabalhava no protótipo até às 2 horas da manhã. Hoje, é o empreendedor tecnológico mais jovem do mundo a receber investimento de uma empresa de capital de risco.” Quero dizer (às grandes empresas) para pararem de retirar vantagem dos cegos”, adiantou.

O protótipo atual é construído com peças de lego, mas o investimento que vai receber da Intel vai permitir avançar com um modelo mais semelhante ao das impressoras comuns e que deve estar disponível para venda no próximo ano. “Quero tanto resolver este problema que passei o verão a construir a impressor”, disse à publicação indiana Firstpost.

Existem cerca de 285 milhões de invisuais no mundo e, destes, cerca de 90% vivem em países desenvolvidos, de acordo com a informação prestada na página da Braigo. O projeto do adolescente já tinha sido distinguido na edição de 2014 dos Tech Awards, que todos os anos premeia 10 inovadores que tenham desenvolvido soluções tecnológicas para responder aos desafios mais urgentes da humanidade.

Shubham Banerjee tinha dois anos quando começou a brincar com legos. Aos 12, utilizou-os para criar uma impressora de braille low-cost e aos 13 é o empreendedor tecnológico mais jovem a receber investimento de uma capital de risco. Quando for grande, Shubham Banerjee quer trabalhar na área da engenharia biomédica.