O inglês vai passar a ser obrigatório a partir do 3º ano de escolaridade já em setembro de 2015. O anúncio foi feito em julho pelo ministro Nuno Crato, mas só esta quinta-feira o Governo aprovou o diploma que contempla esta medida e ainda a realização de um concurso extraordinário de professores em 2015.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, “todos os alunos que ingressem no 3º ano de escolaridade no ano letivo 2015-2016 terão já, obrigatoriamente, a disciplina de inglês, com pelo menos duas horas semanais“, o que implicou “a definição da habilitação profissional para lecionar inglês no 1º ciclo e a criação de um novo grupo de recrutamento”.

“No sentido de garantir o recrutamento de docentes necessários ao ensino da disciplina de inglês no 1º ciclo, será realizado um primeiro concurso extraordinário, em 2015, exclusivamente para o recrutamento de docentes para o novo grupo“, lê-se no mesmo comunicado.

Em 2016/17 o ensino do inglês será também estendido aos alunos do quarto ano de escolaridade. E assim os alunos portugueses terão inglês obrigatório durante sete anos de escolaridade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para isso será necessário alterar as metas e programas curriculares fixados para o ensino do inglês no segundo e terceiro ciclos do ensino básico (5º ao 9º ano).

Em 2013, Crato acabou com o inglês obrigatório nas atividades de enriquecimento curricular

Já no final de 2013 o ministro da Educação e Ciência tinha avançado com a notícia de que iria tornar o inglês obrigatório a partir do 1º ciclo. O anúncio seguiu-se à polémica do fim da obrigatoriedade do inglês nas atividades de enriquecimento curricular (AEC), que são de frequência facultativa no ensino primário. 

Na altura, o ministro Nuno Crato justificou a decisão de acabar com o inglês obrigatório nas AEC com as desigualdades no acesso, dizendo que havia regiões em que muitos alunos acabavam por não ter essa oferta, bem como com a qualidade irregular do ensino ministrado. Ainda assim, e mesmo com esta decisão, a grande maioria das escolas optou por manter a oferta no ano letivo 2013/2014.