A partir de quarta-feira, o premiado filme biográfico de Joaquim Pinto será exibido em sala, em Paris, Aubenas, Lyon e Marselha, enquanto a longa-metragem de Rita Azevedo Gomes estará em sala apenas na capital francesa.

Candidato de Portugal a uma nomeação para os Óscares, “E agora? Lembra-me” é “um diário filmado, uma reflecão sobre a sobrevivência contra todos os prognósticos, mas também sobre o amor, a amizade, o cinema e sobre Portugal, da revolução à atual crise”, lê-se na página da distribuidora francesa.

O documentário, que soma vários prémios internacionais e teve estreia comercial em agosto, em Portugal, acompanha um ano de ensaios clínicos de Joaquim Pinto por causa dos vírus VIH e Hepatite C, assim como a vida comum com Nuno Leonel, com que trabalha há várias décadas.

Produtor de João César Monteiro, Teresa Villaverde ou José Álvaro de Morais, Joaquim Pinto é realizador de obras como “Porca Miséria” (2007), “Moleque de rua” (1997), “Das tripas coração” (1992) e “Uma pedra no bolso” (1988).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dois anos depois da estreia portuguesa, “A vingança de uma mulher”, de Rita Azevedo Gomes, exibe-se em Paris.

A realizadora adaptou para cinema um conto do escritor francês Jules Barbey D’ Aurevilly, de 1874, concretizando assim um projeto com pelo menos 14 anos.

“Eu andava à procura de uma história que se enquadrasse com a ideia do ‘não desistir’ e, em conversas com João Bénard da Costa [antigo diretor da Cinemateca], ele passou-me vários livros, entre eles o de Barbey D’Aurevilly”, explicou Rita Azevedo Gomes à Lusa, aquando da estreia portuguesa.

“A vingança de uma mulher”, protagonizado por Rita Durão e Fernando Rodrigues, é um filme sobre solidão, moralidade e crime no século XIX, com uma aristocrata que revelará a um homem que se prostitui.

Rita Azevedo Gomes rodou o filme de época nos estúdios da Tobis, recorrendo a cenários, a uma quase encenação de luz, de movimento e ainda a um narrador presente em cena, elementos pouco comuns no atual cinema português.

Rita Azevedo Gomes fez cerca de uma dezena de filmes, desde o começo dos anos 1990, quando estreou “O som da terra a tremer”.