Está a ler isto num computador onde passa a maior parte do seu dia? O seu ombro tem-se queixado e já lhe custa a manter a postura certa? Então este artigo é para si. A revista Time reuniu cinco dicas que lhe permitem afastar alguns dos problemas que resultam de uma má posição ao computador. Ora veja.

1- Olhar duas vezes para o monitor

O topo do monitor deve estar à altura da nossa linha de visão. Se o computador tiver o monitor incorporado, o melhor que tem a fazer é “pedir um aumento”. Segundo Jim Sheedy, diretor do departamento do Instituto de Atuação da Visão na Universidade Pacific, o ideal é que os olhos estejam dez graus acima do monitor, uma vez que a tendência será sempre adaptar a visão com o movimento da cabeça. Ou seja, se o computador estiver baixo demais é provável que isso lhe cause dores nas costas e no pescoço. Se estiver demasiado alto, causará a chamada síndrome dos olhos secos.

2- Má postura? O queixo que aguente.

Há sempre um momento ao longo do dia em que nos apercebemos que não estamos sentados da maneira correta. É normal mas, já sabe, prejudicial: a pressão vai cedendo para cima do pescoço à medida que ele desce e se aproxima do computador, causando tensão no pescoço e na coluna. James Brown perito em soluções quiropráticas de Portland, compara este movimento com o ato de se segurar um bola de bowling só com uma mão, sendo que neste caso a bola é o nosso corpo. O truque será fazer exercícios com o queixo. Simular um duplo queixo por exemplo, fará com que o pescoço e a coluna se alinhem.

3- Levante-se pela sua saúde

O corpo humano não foi feito para estar constantemente sentado, vá por isso alternando: ora se senta, ora se levanta. Segundo uma investigação da Universidade do Minesota e da Mayo Clinic, este processo permitiu reverter aos trabalhadores 25% das lesões provocadas pelo tempo que passaram sentados, o que fez com que a sensação de bem-estar aumentasse, por oposição à fadiga e ao apetite – que diminuíram.

4- Mexa-se

Certo, já aprendemos que se deve levantar, mas já agora que está em pé ande. Já há empresas que fornecem passadeiras incorporadas nas secretárias (sim, isso) de maneira a que se ande durante o dia de trabalho.

5- Conte os passos

É exatamente isso, vá contando os passos que dá ao longo do dia, seja nas pausas para ir à casa de banho, seja nas pausas para uma ida discreta ao Facebook. Sim, mesmo nessas deve dar pequenos passos. Há várias aplicações que permitem que o seu telemóvel se transforme em pedómetro. Um novo objetivo todos os dias melhora a sua saúde e a sua capacidade de trabalho.