O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, encontra-se entre terça e quarta-feira em Bruxelas para participar numa reunião da NATO e num encontro de chefes de diplomacia dos países pertencentes à coligação internacional contra o Estado Islâmico.

Hoje, os ministros dos Negócios Estrangeiros da Aliança Atlântica vão abordar a situação na Ucrânia e as relações com a Rússia, estando também previstas na agenda de trabalhos discussões sobre a futura missão de apoio no Afeganistão e sobre uma nova força de resposta rápida da NATO.

Na quarta-feira, por iniciativa dos Estados Unidos, haverá uma reunião inédita dos chefes de diplomacia dos países que integram a coligação contra o grupo terrorista Estado Islâmico.

O encontro, solicitado pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry, realizar-se-á também no quartel-geral da NATO em Bruxelas, mas por questões meramente logísticas, já que a Aliança não coordena a coligação, embora também esteja representada no encontro pela sua própria delegação, tal como acontece com a União Europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR