A Apple vai lançar no segundo semestre de 2015 um modelo do iPhone com um ecrã de quatro polegadas, isto é, do mesmo tamanho do iPhone 5 e 5S. Apesar de a “empresa da maçã” ter cedido à pressão dos consumidores para lançar “smartphones” de ecrã maior – o iPhone 6 e o 6 Plus – o receio da Apple de que as mulheres não consigam manusear os telemóveis com uma mão fará com que os ecrãs de quatro polegadas se mantenham.

Fontes ligadas à indústria de produção de componentes para a Apple disseram ao Electronic Times of Taiwan que a empresa liderada por Tim Cook vai voltar a lançar um iPhone de quatro polegadas. Os dois modelos lançados em 2014 têm ecrãs maiores, de 4,7 polegadas (iPhone 6) e 5,5 polegadas (iPhone Plus). Mas a empresa está preocupada que o crescimento dos ecrãs esteja a tornar mais difícil a utilização dos iPhone só com uma mão.

Segundo o The Times of India, a Apple vai tentar agradar a “gregos e troianos” na próxima vaga de iPhone. Tudo indica que haverá uma atualização dos “smartphones” de ecrã maior lançados em 2014 mas os fãs da marca vão também poder adquirir um iPhone com um visor do tamanho do iPhone 5S (lançado em 2013). Isto porque a Apple receia que os “utilizadores femininos” não estejam a conseguir usar o telemóvel com apenas uma mão ou que tenham maior tendência para deixar cair o aparelho ao chão.

Esta era uma famosa preocupação de Steve Jobs, o histórico líder da Apple que morreu em 2011. Enquanto Jobs foi vivo a Apple nunca lançou um telemóvel com mais de 3,5 polegadas (a dimensão do iPhone 4 e 4S), porque o norte-americano queria garantir que as pessoas “conseguiam envolver o telemóvel com uma mão”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR