A secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, afirmou esta segunda-feira, em Coimbra, que as avaliações das unidades de investigação serão “provavelmente” divulgadas antes do Natal. Leonor Parreira referiu que a avaliação dos centros de investigação será divulgada durante este mês, “como estava, aliás, previsto”.

A secretária de Estado respondia ao pedido do presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) que, no domingo, considerou “desejável” a rápida divulgação das avaliações. A maioria dos laboratórios portugueses estão dependentes da avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia para saberem qual será o seu financiamento para os próximos cinco anos. Candidataram-se 322 unidades de investigação, mas apenas passaram à segunda fase 178 laboratórios, que ficaram assim com a possibilidade de financiamento até 400 mil euros por ano.

A avaliação “está a decorrer com tranquilidade e como era suposto”, sublinhou Leonor Parreira, descartando a possibilidade de uma suspensão ou revisão deste processo, que, na primeira fase de avaliação, levou a várias críticas por parte do CRUP, Sindicato Nacional do Ensino Superior e cientistas e pelo menos 26 unidades de investigação chumbadas pediram a suspensão do processo.

“Quando se olha para o perfil das unidades que concorreram, estas estão reorganizadas”, havendo unidades novas e fusões de centros de investigação, explanou, referindo que o próprio “sistema se reorganizou” e os resultados da avaliação são em função “dessa reorganização”. A secretária de Estado referiu ainda que “63 unidades ficaram sem financiamento”, quando na avaliação anterior “foram 65”, salientando que as unidades que tiveram entre 14 e 15 valores na primeira avaliação “estão elegíveis para um fundo de reestruturação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A secretária de Estado falava à margem do encontro anual do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra, no edifício central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, tendo discursado na sessão de abertura do evento.

Presente na sessão, Paulo Pereira, vice-presidente da FCT, afirmou que “nos próximos dias” vão ser divulgados “os resultados definitivos” da avaliação, “certamente antes do Natal”. “Não muitos vão receber menos do que esperavam e muitos vão receber mais do que esperavam”, realçou.

Paulo Pereira disse ainda que será lançado “um novo concurso para bolsas de doutoramento” no primeiro trimestre de 2015, “para que se iniciem em outubro”, de forma “que as bolsas se iniciem quando se inicia o ano letivo”, algo que de momento não acontece.