Queria saber o nome do ator do filme que viu na sexta-feira, o livro que leu em casa de uma amiga e que se lembra de tudo menos do título? Já tentou a pesquisa no Google, mas nada resulta? É sinal que pode não saber pesquisar da melhor maneira. A revista Time deu os conselhos para as melhores pesquisas, o Observador testou e partilha os resultados. Se não acredita teste também.

1 – Escrever uma frase específica: Se tiver a certeza da frase deve escrevê-la “entre aspas” no motor de busca em vez de optar por palavras-chave. Testamos com uma frase deste artigo e a resposta surgiu-nos imediatamente na primeira sugestão. Ou seja, quando coloca uma frase entre aspas, o motor de busca retorna apenas essa frase específica.

Pesquisa Google 1

2 – Usar asteriscos quando não está seguro da palavra: Leu aquele especial do Observador mas não se lembra em que livro é que se falava no futuro lugar de trabalho de Cavaco Silva? É fácil basta substituir por um asterisco e o Google descobre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pesquisa Google 2

3- Usar o sinal de menos para eliminar uma palavra: No caso de estar a fazer uma pesquisa onde aparecem muitos resultados diferentes o truque é fácil, digitar o sinal menos (-) e escrever o que não interessa saber. Por exemplo, se quiser saber o que a Wikipedia diz do ex-primeiro ministro o mais provável é que os primeiro resultados sejam do seu homónimo grego. Neste caso basta eliminar da pesquisa “filósofo”.

Pesquisa Google 3

4- Entrar nos arquivos de notícias de há 100 anos: O Google News tem um arquivo que lhe permite procurar notícias antigas (até 100 anos). Em vez de escrever no motor de busca, faça a pesquisa diretamente no arquivo e melhore-a.

pesquisa google

5- Comparar comida usando “vs.”: Está a ter mais atenção à linha, e quer saber se é preferível comer batata ou batata-doce, basta escrever “vs.” entre os dois alimentos e saberá o valor nutricional de cada um.

Pesquisa Google 4

6- Usar “define” como dicionário: Há uma opção rápida para substituir o dicionário basta escrever antes da palavra em dúvida “Define”. Esta opção também serve para saber o significam acrónimos como btw, ttyl, asap, entre outros. Ora teste.

Pesquisa Google

7- Volte a jogar Atari Breakout através das imagens: Se teve um gameboy nos anos 90 deve lembrar-se de passar horas a destruir uma parede de tijolos, para voltar a jogar este jogo basta escrever “atari breakout” no motor de buscar, pesquisar imagens e carregar play na primeira imagem.

8- Pesquisar imagens através de imagens (apenas no navegador Chrome): Se quiser ver mais imagens de um evento ou se quiser saber mais basta clicar no botão direito do rato e escolher a opção: “pesquisar esta imagem no Google.”

Pesquisa Google

 

9- Receber uma mensagem de amor: Segundo a revista americana basta dizer, utilizando o microfone do motor de busca, “give me love” e o Google responde ao pedido dando uma mensagem de amor, como por exemplo “I love you“. O Observador tentou mas, no motor de busca, apareceu em primeiro lugar a música de Ed Sheeran com o mesmo nome. Esta aplicação só está disponível há um mês.