A reabilitação do picadeiro Henrique Calado, na Ajuda (Lisboa), e a recuperação de Quinta da Amizade, na serra de Sintra, estão entre cinco projetos da Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML) para 2015, foi anunciado esta terça-feira.

A sociedade que gere os parques e monumentos de Sintra viu aprovado o cofinanciamento de quatro projetos através do POR Lisboa (Programa Operacional Regional) e outro pelo Proder (Programa de Desenvolvimento Rural), num investimento total de cerca de 2.250 milhões de euros.

“Estes cinco projetos são apenas algumas das intervenções que vamos lançar em 2015”, explicou à agência Lusa o administrador-delegado da PSML, Manuel Baptista.

A comparticipação de 1.344.000 euros de fundos comunitários será aplicada “maioritariamente no primeiro semestre” de 2015, revelou a PSML.

O projeto no picadeiro Henrique Calado, na Calçada da Ajuda, destina-se a recuperar as fachadas e a cobertura do imóvel para acolher espetáculos e treinos da Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O espaço junto ao Museu dos Coches será também adaptado no interior, com a montagem de bancadas, com 300 lugares, cafetaria e instalações sanitárias, para que o público possa “assistir a apresentações diárias de treinos e de espetáculos de arte equestre”, adiantou Manuel Baptista.

O projeto representa um investimento de cerca de 1,1 milhões de euros, cofinanciado por 721.500 euros (65%) do POR e deve ficar concluído até março de 2015.

A recuperação da Quinta da Amizade inclui o restauro do palacete Villa Sassetti, projetado por Luigi Manini, e do jardim que sobe a serra, permitindo criar um percurso pedestre entre o centro histórico, o Castelo dos Mouros e o acesso ao parque e palácio da Pena.

A intervenção na quinta adquirida pela PSML ao município de Sintra está orçada em 617.000 euros, comparticipada em 401.000 (65%) do POR, e os trabalhos devem ficar prontos até ao final de junho.

Quinta-da-Amizade-Villa-Sassetti-lowres

Quinta da Amizade. ©PSML / Emigus

Um programa de concertos e conferências musicais, nos palácios nacionais da Pena, de Queluz e de Sintra decorrerá até ao verão, com o objetivo de captar visitantes e novos públicos, num investimento de 288.000 euros, cofinanciado pelo POR com 115.200 euros (40%).

A criação de um programa de visita conjunta “De Sintra a Mafra, A Natureza em Parques e na Grande Tapada” visa articular uma estratégia de visitação às áreas geridas pela PSML e pela Tapada Nacional de Mafra, “promovendo um programa conjunto para turistas individuais e grupos”.

O projeto incluirá a passagem por um centro de interpretação ambiental e material de divulgação da biodiversidade dos dois locais, com um investimento de 174.000 euros, apoiado em 69.600 euros (40%) do POR.

Uma intervenção em 24 hectares da Tapada do Saldanha, parte de uma área adquirida pela PSML na serra de Sintra, procurará combater espécies invasoras, como a acácia e o eucalipto, recuperando “áreas de floresta nativa”.

O projeto anual envolve um investimento de 46.000 euros, apoiado em 80% (36.800 euros) pelo Proder.

A PSML foi criada em 2000, para gerir os parques e monumentos da área classificada património mundial pela UNESCO, e é detida pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Direção Geral do Tesouro e Finanças, Turismo de Portugal e Câmara de Sintra.