O crítico gastrónomo e jornalista José Quitério é o grande vencedor do Prémio Universidade Coimbra de 2015, um dos mais relevantes nas áreas da ciência e da cultura em Portugal. O prémio, no valor de 25 mil euros, será entregue no dia 1 de março durante uma sessão solene de comemoração do 725º aniversário da Universidade de Coimbra.

José Quitério, de 72 anos, é licenciado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi fundador da secção de gastronomia do semanário Expresso, pela qual ficou conhecido. Em 2013, foi distinguido com o título de Personalidade do Ano na Gastronomia pela revista WINE – A Essência do Vinho.

Para além do trabalho que realizou enquanto jornalista, foi também autor de diversas obras sobre gastronomia portuguesa, entre as quais se encontram o Livro de bem comer: crónicas da gastronomia portuguesa (1987) e Escritores à mesa (e outros artistas) (2010), vencedor do prémio “Literatura gastronómica” dos World Cookbook Awards.

O vencedor do Prémio Universidade de Coimbra deste ano foi escolhido por um júri pluridisciplinar, presidido pelo reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Coimbra. O prémio, que conta com o apoio do banco Santander Totta, foi criado em 2004 e tem, desde então, distinguido várias personalidades ilustres nas áreas da cultura e da ciência, como António Sampaio da Nóvoa, João de Deus Ramos e António Pinho Vargas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR