A fotografia, que se está a tornar viral, da delegação de Rui Machete, ministro dos Negócios Estrangeiros, onde duas mulheres portuguesas estão completamente cobertas aconteceu fora do programa oficial da visita Irão. O ministério assegura que durante a visita e encontros oficiais, as mulheres que acompanhavam o ministro, como, por exemplo, a subdiretora-geral de Política Externa, cobriram apenas a cabeça “em respeito pelas tradições do país”.

machete

A fotografia com a delegação do ministro foi tirada em Mashhad

 

Segundo fonte oficial do ministério, a fotografia em questão foi tirada num período de escala entre Istambul, na Turquia, e Isfahan, no Irão, onde o ministro iniciaria a visita oficial. O Observador sabe que o tempo de espera entre aviões na cidade iraniana de Mashhad fez com que a pequena delegação se deslocasse de forma informal a uma das maiores atrações da cidade: o complexo sagrado de Imam Reza. Aí, foi pedido às mulheres que se cobrissem com um lenço grande para entrar no perímetro considerado sagrado. Um pedido que foi assentido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante o programa oficial (o ministro deslocou-se à cidade de Isfahan e a Teerão, capital do país), o ministério dos Negócios Estrangeiros defende que as mulheres “cobriram apenas a cabeça em respeito pela cultura iraniana e à semelhança do que acontece em outros países ou deslocações oficiais”. Em visitas recentes ao país, a antiga Alta-Representante da Política Externa da União Europeia, Catherine Ashton, ou membros femininos do Parlamento Europeu, tiveram encontros oficiais com autoridades iranianas utilizando sempre um lenço a cobrir a cabeça.