Turismo

Palácio da Pena é o melhor castelo da Europa

1.590

A European Best Destinations organizou uma lista com os 15 "melhores castelos" da Europa. Em primeiro lugar, surge o Palácio Nacional da Pena, em Sintra.

O Palácio da Pena foi construído no século XIX

Inácio Rosa/LUSA

A European Best Destinations, uma organização de turismo sediada em Bruxelas, elaborou uma lista dos mais belos castelos da Europa. Na altura de escolher o primeiro lugar, não houve dúvidas: o Palácio Nacional da Pena, em Sintra, é o “melhor castelo” europeu.

Na lista, composta por 15 castelos, o Palácio da Pena surge à frente de monumentos como o espanhol Alcázar de Segóvia, que serviu de inspiração ao castelo da Cinderela da Walt Disney, ou o castelo de Neuschwanstein, na Alemanha. No site, surge descrito como o “expoente máximo do romantismo do século XIX em Portugal”, com “claras influências arquitetónicas manuelinas e mouriscas”. O Palácio destaca-se pela sua posição privilegiada, construído de modo a “ser visível de qualquer ponto” do parque em que se insere — o Parque Nacional da Pena. Para além disso, o site refere ainda os “jardins e a floresta luxuriante”, composta por mais de 500 espécies de árvores, originárias dos quatro cantos do planeta.

No site da European Best Destinations, está atualmente a decorrer uma votação para eleger o Destino Europeu do Ano, para o qual Lisboa está nomeada. Entre as nomeadas, encontram-se cidades como Madrid, Reiquiavique ou Viena. Em 2014, a grande vencedora do melhor destino Europeu foi a cidade do Porto.

Fique a conhecer a lista completa dos “melhores castelos” da Europa:

1. Palácio da Pena (Portugal)
2. Alcázar de Segóvia (Espanha)
3. Castelo de Neuschwanstein (Alemanha)
4. Castelo de Hohenzollern (Alemanha)
5. Castelo de Walzin (Bélgica)
6. Castelo de Eltz (Alemanha)
7. Castelo de Chambord (França)
8. Castelo de Culzean (Escócia)
9. Castelo de Eilean Donan (Escócia)
10. Palácio de Windsor (Inglaterra)
11. Castelo de Corvin (Roménia)
12. Castelo de Trevarez (França)
13. Castelo de Hohenwerfen (Áustria)
14. Castelo de Bran (Roménia)
15. Castelo de Schwerin (Alemanha)

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rcipriano@observador.pt
Conflitos

Mediterrâneo

Luis Teixeira

Huntington defendeu, como Braudel, que a realidade de longa duração das civilizações se sobrepõe a outras realidades, incluindo os Estados-nação em que se supôs que a nova ordem mundial iria assentar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)