Arquitetura

Siza Vieira diz que prémio internacional é forte estímulo para prosseguir trabalho

Arquiteto Álvaro Siza Vieira afirmou que o prémio internacional que ganhou com Carlos Castanheira, por um edifício construído na China, é um "forte estímulo".

"Votação recebida pelo projeto meu e do arquiteto Carlos Castanheira constitui forte estímulo para o prosseguimento do nosso trabalho enquanto arquitetos", disse Siza Vieira

CARMO CORREIA/LUSA

O arquiteto Álvaro Siza Vieira afirmou nesta sexta-feira que o prémio internacional que ganhou com Carlos Castanheira, por um edifício construído na China, é um “forte estímulo” para o prosseguimento do trabalho nesta área. O edifício na água, “The Building on the Water”, na China, desenhado por Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira, foi o vencedor na categoria de Escritório do Prémio Internacional Archdaily “Building of the Year 2015”, cujos laureados – que incluem mais dois projetos portugueses – foram conhecidos quinta-feira.

“A votação recebida pelo projeto meu e do arquiteto Carlos Castanheira constitui forte estímulo para o prosseguimento do nosso trabalho enquanto arquitetos”, disse Siza Vieira, numa declaração por escrito enviada à agência Lusa. O primeiro Pritzker português afirmou que foi “com grande satisfação” que recebeu a notícia do prémio pelo Edifício de Escritórios da Fábrica Shihlien Chemical Industrial Jiangsu Co, realçando que foi “uma obra que correu muito bem, pelo grande empenho e apoio do dono” para “conseguir toda a qualidade”. “Costumo dizer que o dono de obra é o primeiro arquiteto e, sem o seu empenho, é praticamente impossível obter resultados satisfatórios”, destacou.

Os vencedores nas 14 categorias do Prémio Internacional Archdaily Building of the Year 2015 foram quinta-feira anunciados pela organização, após uma segunda fase de votação ‘online’ em que nove projetos portugueses estavam entre 70 finalistas escolhidos, num universo de 3.500 projetos de todo o mundo.

Além do projeto de Siza Vieira e Carlos Castanheira, em Arquitetura Cultural venceu o ateliê OTO para o Parque Natural do Fogo, em Cabo Verde e, na categoria de Casas, o prémio foi para um projeto em Sambade, Portugal, do ateliê Spaceworkers.

Fundada em 2008, a Archdaily é uma plataforma ‘online’ de informação e divulgação da arquitetura que contabiliza 350 mil visitas diárias e atribui anualmente este prémio a projetos que se estacam pela inovação espacial, social, material e técnica. Os nove projetos portugueses entre os 70 finalistas foram desenhados para o país ou para o estrangeiro.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)