787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

TDT. Mais de 10 mil queixas desde o apagão analógico

Este artigo tem mais de 5 anos

As reclamações devem-se essencialmente à má qualidade ou à inexistência do sinal. Miguel Poiares Maduro quer "solução ambiciosa" para o aumento do número de canais.

O pedido de indemnização que a DECO interpôs contra a ANACOM chega aos 42 milhões de euros.
i

O pedido de indemnização que a DECO interpôs contra a ANACOM chega aos 42 milhões de euros.

Getty Images

O pedido de indemnização que a DECO interpôs contra a ANACOM chega aos 42 milhões de euros.

Getty Images

Desde o início do apagão analógico em 2012, a DECO já recebeu mais de 10 mil queixas relativas a problemas na Televisão Digital Terrestre (TDT). As reclamações devem-se essencialmente à má qualidade ou à inexistência do sinal.

Só no último ano – 2014 – a DECO recebeu 2.376 reclamações. O pico destas reclamações ocorreu em 2013, com o Instituto de Defesa do Consumidor a registar 6.055 queixas. Em declarações ao Observador, Ana Tapadinha da DECO disse que a ANACOM “falhou em tudo”, essencialmente na comunicação com os consumidores, tendo existido, de acordo com a Defesa do Consumidor, falhas de informação. “A população não estava preparada para implementar o processo”, concluiu Ana Tapadinhas.

Foi em 2013 que a DECO deu início a uma ação popular judicial contra a ANACOM com o objetivo de conseguir que os consumidores fossem “ressarcidos das despesas que tiveram”. O pedido de indemnização chega aos 42 milhões de euros. Contactada pelo Observador, Ilda Matos da ANACOM recusou comentar “processos em curso”, dizendo apenas que a DECO foi parceira da ANACOM no processo de implementação da TDT em Portugal. “Pagámos à DECO para fazer sessões de esclarecimento das populações pelo país todo – o que é que as pessoas tinham de fazer, onde podiam comprar os descodificadores…”, disse Ilda Matos.

As reclamações mais recentes deixam perceber que, atualmente, as maiores complicações registam-se em Cercal do Alentejo, Coruche, Crato, Leiria, Monchique, Monforte, Outeiro, Ovar, Penela e Vinhais, de acordo com dados fornecidos ao Observador pelo Instituto de Defesa do Consumidor, que continua a remeter as queixas para a ANACOM e para a PT, responsável pela instalação da infraestrutura da televisão digital em todo o país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além dos problemas relativos à qualidade ou inexistência do sinal, algumas queixas dizem respeito ao facto de muitos consumidores se terem visto forçados a subscrever serviços de televisão por cabo, uma vez que não conseguiam ver televisão. “Aquando da implementação [da TDT], nós próprios denunciámos à ANACOM situações de vendas agressivas no interior do país em que os vendedores disseram às pessoas iam deixar de ter televisão em casa se não subscrevessem o serviço por cabo”, explicou Ana Tapadinhas ao Observador.

Relacionado com esta questão dos serviços por cabo, Ana Tapadinhas sublinha o facto de o número de canais não ter aumentado na altura em que se fez o apagão analógico. “Em Espanha passou-se de quatro para 27 [canais]. Na altura do switch off em Portugal passou-se de quatro para quatro”, disse ao Observador. Atualmente, há mais um canal em sinal aberto, a ARtv (canal do Parlamento). Ainda assim, Portugal tem uma das menores ofertas de canais na TDT em toda a Europa.

Sobre esta questão do alargamento do número de canais, o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, disse no início de fevereiro que a TDT é um dos assuntos que “mais frustração” lhe tem causado, prometendo encontrar uma “solução ambiciosa” para alargar a oferta de canais em sinal aberto. Não o fazer, limitando esse alargamento a apenas um canal é permitir que a TDT continue “a morrer”, disse. De lembrar que os operadores privados (SIC e TVI) opuseram-se no passado à divisão do mercado publicitário com mais um operador em sinal aberto.

A existir, esta “solução ambiciosa” para alargar o número de canais não deverá ocorrer antes de 2016, altura em que a ANACOM vai proceder a uma mudança no sistema de distribuição da TDT para permitir uma melhor cobertura no território nacional.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora