As autoridades da Indonésia anunciaram este sábado ter recuperado a última parte da fuselagem do avião da Air Asia que se despenhou no mar de Java em dezembro de 2014, com 162 pessoas a bordo.

Esta parte do avião, a maior encontrada, foi retirada da água na sexta-feira, disse o responsável pelas buscas, Bambang Soelistyo, citado pelas agências internacionais. “Recuperámos sexta-feira a última e maior peça de fuselagem com uma asa ainda intacta”, disse.

O Airbus A320-200 descolou a 28 de dezembro da cidade indonésia de Surabaya para Singapura e desapareceu dos radares meia hora mais tarde, depois de ter pedido autorização para reduzir a altitude devido a condições meteorológicas difíceis. O avião tinha feito uma subida abrupta antes de se ter despenhado no mar de Java, segundo as provas recolhidas e divulgadas pelos investigadores.

Segundo dados das caixas-negras – que registam os parâmetros de voo e as conversas no ‘cockpit’ – recuperadas dos escombros do avião, os investigadores apresentaram em finais de janeiro um relatório preliminar sobre o acidente à organização de aviação civil internacional (OACI).

Depois do acidente, foram recuperados 103 corpos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR