Um novo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) refere que mais de mil milhões de jovens estão em risco de perder a audição por ouvir música demasiado alta. De acordo com a organização, a potência dos dispositivos de áudio e a exposição prolongada a sons excessivamente altos são dois dos principais problemas.

No estudo publicado esta sexta-feira, é referido que quase 50% dos jovens entre os 12 e os 35 anos ouvem música demasiado alta e em aparelhos que são prejudiciais à audição. Além disso, cerca de 40% estão regularmente expostos a sons excessivamente altos por longos períodos de tempo, em lugares como bares e discotecas. A Organização Mundial de Saúde refere ainda que em certos eventos, como espetáculos ao vivo e jogos de futebol, o som pode chegar a ser emitido com uma intensidade de 100 decibéis (dB) — 85 dB é o máximo recomendado pelos especialistas.

Para preservar a audição, a OMS sugere que seja evitada uma exposição elevada por mais de 25 minutos por dia. No que diz respeito aos auscultadores, a organização recomenda que a música seja ouvida até 60% do volume máximo do equipamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR