O início do prazo de entrega das declarações do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) relativas a 2014 em formato de papel arranca este domingo, mas, na prática, os contribuintes só poderão fazê-lo na segunda-feira. O período de entrega das declarações enviadas pela internet só arranca em abril.

Nesta primeira fase, que termina a 31 de março, a entrega da declaração de IRS do ano passado aplica-se aos rendimentos das categorias A e H. Durante o mês de abril será alargado aos restantes casos em papel. Ainda durante o mês de abril devem entregar-se as declarações digitais para os rendimentos das categorias A e H e em maio para os restantes casos.

O Portal das Finanças disponibiliza um documento onde explica as categorias de rendimento assim como o tipo de deduções que podem ser incluídos na declaração. No mesmo documento incentiva a entrega das declarações pela internet alegando que o reembolso é mais rápido e que diminui a possibilidade de erros.

Apesar de o prazo de entrega começar oficialmente este domingo, na prática só a partir de segunda-feira é que é possível entregar a declaração do imposto, uma vez que as repartições de Finanças estão encerradas ao domingo.

Documentos