Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a cair a dois, a cinco e a dez anos, em relação a sexta-feira passada, para mínimos de sempre.

Hoje, cerca das 08h40 em Lisboa, os juros da dívida portuguesa a dez anos estavam a cair para 1,763%, o valor mais baixo de sempre, depois de terem terminado na sexta-feira a 1,828%.

No mesmo sentido, a cinco anos, os juros estavam a descer para 0,859%, um valor mínimo de sempre, depois de terem terminado a 0,918%, na sexta-feira. Os juros a dois anos também estavam a recuar para mínimos históricos, 0,237%, contra 0,252% na sexta-feira.

A 17 de maio de 2014, Portugal abandonou oficialmente o resgate sem qualquer programa cautelar.

O programa de ajustamento solicitado por Portugal à ‘troika’ (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI), no valor de 78 mil milhões de euros, esteve em vigor durante cerca de três anos.

Os juros da dívida soberana da Irlanda estavam a cair a cinco anos e a subir a dez, enquanto os de Itália estavam a descer em todos os prazos e os de Espanha estavam a descer a dois e cinco anos e a subir a dez anos.

Em relação aos juros da Grécia, estes estavam a cair a cinco anos e a subir a dez anos, para valores em torno dos 12,7% e de 9,4%, respetivamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR