Ao fim de 30 anos, o Festróia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal cancelou a edição de 2015 por falta de verbas. A 31.ª edição não se irá realizar “devido à falta de apoios que permitam a sua realização”, anunciou Fernanda Silva, presidente da Associação Cultural Festróia, na página do festival.

“Não temos verbas suficientes para fazer um festival digno. Até aqui fomos conseguindo, mas agora não. Perdemos o apoio de fundos europeus, da Europa Criativa”, afirmou a diretora do festival à Agência Lusa.

O Festróia, um dos mais antigos festivais portugueses de cinema e o mais importante da região de Setúbal, deveria cumprir a 31ª. edição na primeira semana de junho, mas a direção decidiu-se pelo cancelamento, por só ter cerca de metade dos 200 mil euros necessários à concretização.

Segundo Fernanda Silva, estavam assegurados apoios financeiros por parte da autarquia de Setúbal e do Instituto do Cinema e Audiovisual, a par de apoios pontuais de outras entidades da região, mas “de apoio privados o festival teve zero“. “Setúbal é uma região pobre, passa por dificuldades e a cultura também começa a levar pancada nesta zona. Dei o meu melhor e estarei por aqui, mas infelizmente é assim”, lamentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fernanda Silva disse que “os apoios europeus também sofreram cortes e estão cada vez mais dificultados. São apoiados menos festivais portugueses e o Festróia que recebia sempre o apoio máximo [75.000 euros], desta vez não teve apoio. Não se percebe”.

No ano passado, o Festróia celebrou a 30.ª edição e atribuiu o Golfinho de Ouro ao filme “As crianças do sacerdote”, de Vinko Bresan (Croácia/Sérvia), tendo ainda sido homenageado o produtor português Paulo Branco. O realizador Hans Petter Moland conquistou o Golfinho de Prata de melhor realizador, pelo filme “Em ordem de desaparecimento”, da Noruega.

Durante dez dias, o festival exibiu quase 200 filmes e dedicou parte da programação ao cinema alemão. Habitualmente, a programação contemplava ainda primeiras obras, cinema para os mais novos e uma secção dedicada ao “Homem e a natureza”.

O comunicado termina com um agradecimento ” todos os que acompanharam e apoiaram durante 30 anos este evento, que promoveu o Cinema Internacional e trouxe a Portugal filmes e estrelas inesquecíveis”.

O festival Festróia foi fundado pelo jornalista e escritor Mário Ventura, falecido em 2006. Desde a primeira edição, em 1985, por lá já passaram estrelas como Christopher Walken, Kirk Douglas, Pedro Almodóvar, Lauren Bacall, Debbie Harry, Dennis Hopper, Krzysztof Kieslowski, Christopher Lee, Bigas Luna, Jirí Menzel, Juan Antonio Bardem, Robert Mitchum, Jane Russel, Joaquim de Almeida, Alberto Sordi, Carlos Sorín e Michael York.