São Patrício é o padroeiro da Irlanda e acredita-se que foi ele que levou o cristianismo até ao país. Festeja-se a 17 de março por ser acreditar que este é o dia da morte do santo padroeiro. O país para e organiza festivais e desfiles para marcar a renovação espiritual dos crentes.

Este ano, Portugal, mais concretamente Lisboa, juntou-se à lista de países que em todo o mundo celebram o Dia Nacional da Irlanda. Pintando-se de verde. Entre 16 e 18 de março, a estátua do Cristo Rei, a estátua do Duque da Terceira e o Palácio Museu Condes de Castro de Guimarães iluminam-se na cor da Irlanda.

Veja dez fotos das comemorações e todo o mundo e, entretanto, conheça dez curiosidades sobre o país da cerveja, dos duendes e dos trevos.

1 – Foxrock é a única vila irlandesa que não tem pubs, os famosos cafés onde os irlandeses vão beber, sobretudo cerveja e uísque. O pub mais antigo da Irlanda chama “The Brazen Head” e foi criado no século XII.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2 – Os irlandeses são extremamente educados. Têm o hábito de repetir até à exaustão as palavras sorry (desculpe) e thank you (obrigado), mesmo em ocasiões em que elas são dispensáveis.

3 – Não existe conta de água na Irlanda, mas paga-se pelo lixo produzido. Apenas é recolhido lixo que esteja identificado com uma etiqueta que custa 3,50 euros. Se colocarem sacos de lixos na rua sem a dita identificação, os irlandeses habilitam-se a uma multa de 100 euros.

4 – Os irlandeses valorizam a palavra de honra de tal modo que não é preciso apresentar documentos para visitar um médico, registar uma ocorrência na polícia ou pedir o cadastro.

5 – O prefixo “Bally” é muito comum. Contam-se 64 cidades cujos nomes se iniciam por “Bally”, uma palavra de origem galesa que, em tradução literal, significa “sítio de”.

6 – Não há cobras na Irlanda, provavelmente por causa das temperaturas gélidas que se fazem sentir. Mas a lenda é outra: conta que São Patrício as expulsou da terra e atirou-as ao mar quando os répteis o decidiram incomodar enquanto jejuava por 40 dias.

7 – São um povo muito altruístaa estatística diz que 70% da população irlandesa contribui para a caridade e quase 40% dedica parte do seu tempo a ajudar os outros.

8 – A harpa é um símbolo irlandês. Foi desenhada na primeira bandeira do país e faz parte da música tradicional. Significa a luta pela liberdade e independência da Irlanda desde que tentou fugir do controlo inglês.

9 – Dublin tem o maior parque natural da Europa. Chama-se Phoenix e tem duas vezes o tamanho do famoso Central Park, em Nova Iorque. São 700 hectares de área verde.

10 – É a terceira maior ilha da Europa e recebeu o nome de Ilha Esmeralda graças aos seus campos verdejantes. A Irlanda tem mais de 70 mil quilómetros quadrados.