A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, apresentou este sábado na Universidade de Bagdad uma campanha que utilizará as redes sociais para combater “a propaganda de limpeza cultural e destruição do património cultural” dos grupos extremistas.

Sob o título #Unite4Heritage, a iniciativa pretende apoiar a juventude iraquiana e mobilizar pessoas de todo o mundo para proteger o património, segundo um comunicado da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Perante estudantes e responsáveis governamentais, Bokova afirmou que “a mensagem é clara”: “Não aceitamos a limpeza cultural e permaneceremos unidos para fazer o que for possível para detê-la”, sublinhou. “No Iraque e em toda a região, os extremistas violentos estão a orquestrar uma campanha abominável de limpeza cultural. Estão a tentar dividir as sociedades, semear o ódio e impor visões estreitas e sectárias através da violência e da opressão”, disse Bokova no seu discurso.

Na opinião da responsável da Unesco, há que responder a estas ações em conjunto e garantindo que “o património cultural é o bem comum de toda a humanidade”. A #Unite4Heritage surge depois de o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (IS) ter destruído o museu da cidade setentrional de Mossul e vários sítios arqueológicos, como os de Nimrud e Hatra.

A campanha usará o poder das redes sociais para criar um movimento mundial de proteção e salvaguarda do património ameaçado, convidando a população, em especial os jovens da região árabe, a enviar fotos e escrever textos sobre locais ou peças de património que são importantes para eles, acrescenta a nota.

Durante a visita a Bagdad, Irina Bokova reuniu-se com o primeiro-ministro iraquiano, Haidar al-Abadi, e com o presidente do parlamento, Salim al-Yaburi.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR