Futuro da Grécia

Casa da mulher de Varoufakis não tinha permissão para ser arrendada

852

Casas de Danae Stratou, uma delas em compropriedade com o ex-marido, um eurodeputado da Nova Democracia, não tinham a necessária autorização para serem arrendadas. Não foram pagos os impostos devidos.

AFP/Getty Images

Os prédios da família do ministro das Finanças grego continuam a dar que falar em Atenas, com uma investigação de um jornal grego a revelar que as casas que a mulher de Yanis Varoufakis arrendou não tinham permissão do Instituto de Turismo e não pagaram os respetivos impostos.

O caso já tinha sido noticiado na imprensa grega, que deu conta do arrendamento de uma casa na ilha de Egina por vários milhares de euros por semana, e ainda a casa no bairro de Plaka, em Atenas, onde decorreu a sessão fotográfica para a revista Paris Match, que provocou também grande celeuma.

Yanis Varoufakis negou ao jornal grego Próto Théma que fosse proprietário de qualquer das propriedades. A casa em Atenas seria propriedade da sogra, e Varoufakis pagaria o arrendamento, enquanto a casa da ilha de Egina seria da sua esposa e do primeiro marido desta, que, curiosamente, é um eurodeputado da Nova Democracia.

A casa de que Danae Strátou ainda é dona em conjunto do eurodeputado da Nova Democracia Giorgos Momferatos chamou à atenção por estar a ser arrendada por cerca de 5000 euros. A investigação do jornal grego diz agora que os donos das casas não fizeram o pedido de registo junto do Instituto de Turismo da Grécia, que lhes daria a necessária autorização para poderem alugar a casa.

Esse mesmo pedido de registo levaria também ao pagamento dos impostos respetivos sobre essas casas, que não terá acontecido. A falta de registo pode resultar numa multa que pode chegar aos 50 mil euros.

As propriedades eram arrendadas pela mulher de Danae Stratóu nos períodos em que já vivia com Yanis Varoufakis e os filhos na cidade de Austin, no Estado norte-americano do Texas, onde Varoufakis dava aulas antes de se tornar ministro das Finanças.

Depois deste caso, o ministro grego já disse que se ia mudar para uma casa mais modesta e mais barata num bairro diferente de Atenas, a poucos metros da Embaixada dos Estados Unidos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)