O Presidente russo, Vladimir Putin, ofereceu ao primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, um ícone ortodoxo roubado pelos nazis na Grécia durante a II Guerra Mundial, informou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

“O ícone roubado de uma catedral ortodoxa grega pelos nazis foi levado para a Alemanha. O soldado nazi que o levou foi preso em 1945 pelas tropas do Exército Vermelho e entregue às autoridades da Grécia”, acrescentou o porta-voz. “Em 1947, foi fuzilado na Grécia pelas atrocidades cometidas no país”, disse ainda Peskov.

O ícone é uma imagem de S. Nicolau, o Milagroso que foi recuperado graças a um mecenas russo que o comprou aos herdeiros do nazi.

O primeiro-ministro grego reuniu-se em Moscovo com o Presidente russo na quarta-feira.

Vladimir Putin garantiu, na conferência de imprensa após o encontro, que a Grécia não pediu ajuda financeira e anunciou um Plano de Ação conjunta entre os dois países para aumentar as trocas comerciais nos próximos dois anos.

Por seu lado, o primeiro-ministro grego apelou para o “abandono do ciclo vicioso das sanções” impostas pela União Europeia à Rússia por causa da crise ucraniana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR