A espera de quase um ano estava prestes a acabar, mas os hackers e fãs da série televisiva mais pirateada de sempre não aguentaram esperar nem mais um dia. Na véspera da estreia, os primeiros quatro episódios da quinta temporada de ‘A Guerra dos Tronos’ foram divulgados online no sábado ao final da tarde. A estreia no canal norte-americano HBO está marcada para este domingo, 12 de abril.

Abril, para os fãs de A Guerra dos Tronos é sempre sinónimo de inverno, e não de primavera, a avaliar pela velha máxima do reino de Westeros – “The winter is coming” (O inverno está a chegar). Tem sido sempre em abril que a HBO estreia as várias temporadas da adaptação televisiva dos livros de George R. R. Martin, e a quinta não é exceção. Mas à semelhança do que já tinha acontecido com o trailer desta temporada, que foi transmitido de forma exclusiva em algumas salas de cinema mas que depressa chegou em força à internet, também os primeiros quatro episódios, de um total de 10, viram a luz do dia mais depressa do que se pensaria.

De acordo com a BBC, as primeiras versões foram vistas em sites como o IPTorrents, mas não demorou muito até aos episódios irem parar ao Pirate Bay, RARBG ou Kickass Torrents, sites de pirataria consultados massivamente para fazer o download de séries ou filmes.

Os primeiros rumores de que estariam a ser disponibilizados, algures pela internet, os primeiros episódios da série começaram a circular por volta das 6h da tarde de sábado. Em apenas algumas horas, o ficheiro do primeiro episódio tinha sido acedido por 50 mil pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não estava no programa, mas aconteceu. Oops. Nada que, no entanto, o produtor Greg Spence, responsável pela pós-produção, não tivesse previsto já, tendo manifestado essa preocupação numa entrevista o Denver Post há pouco mais de uma semana. “O elenco grava um pouco por todo o mundo, os ficheiros andam sempre para trás e para a frente, os editores trabalham nos efeitos especiais também em vários pontos do planeta”, explicou o produtor para justificar porque se poderia, a qualquer algum momento, perder o controlo da sua divulgação. Ainda assim, disse Greg Spence, os cuidados são muitos. “Os ficheiros têm marca de água e os editores têm sempre de confirmar por escrito que os apagaram”, adianta.

Além das personagens já conhecidas, a aclamada série da HBO promete trazer neste novo ano mais uma mão cheia de nomes para decorar e ligações familiares para estabelecer. Pode conhecer algumas delas aqui.

O trailer da quinta temporada foi divulgado em janeiro.