A guarda costeira italiana recuperou esta segunda-feira os corpos de nove imigrantes e socorreu 144 pessoas que viajavam para Itália a bordo de uma embarcação que se afundou a 148 quilómetros da costa da Líbia.

A guarda costeira disse à agência noticiosa espanhola EFE que continuava na zona do acidente para tentar encontrar desaparecidos.

A nacionalidade e identidade das vítimas e sobreviventes não foram divulgadas, nem o número total de pessoas que se encontrava na embarcação naufragada.

Os sobreviventes seguiram, com a marinha militar italiana, para a Sicília, onde deverão chegar nas próximas horas.

Foram resgatados 5.629 imigrantes na costa italiana durante os últimos três dias. Desde o início do ano, tem-se verificado um aumento exponencial do fluxo de refugiados e exilados oriundos sobretudo da África subsaariana (Eritreia, Mali, entre outros) e do Médio Oriente, especialmente da Síria e do Iraque, que procuram entrar na Europa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No domingo, a guarda costeira italiana resgatou 22 embarcações de imigrantes. As autoridades prevêem que as chegadas aumentem ainda mais a par da melhoria das condições meteorológicas e do mar com a primavera.

O número de imigrantes que atravessam o Mediterrâneo continua a aumentar, com a melhoria das condições meteorológicas registada nas últimas semanas.

Em 2014, 276 mil pessoas entraram ilegalmente na UE, ou seja três vezes mais que no ano anterior. Destas, 220 mil chegaram pelo Mediterrâneo, de acordo com a agência europeia de controlo das fronteiras Frontex.