Cerca de 10 mil turistas elegeram as praias de Miramar, em Vila Nova de Gaia, e Marinha, no Algarve, como duas das melhores da Europa. A distinção foi atribuída pela organização European Best Destinations, entidade europeia sem fins lucrativos que se destina a promover a cultura e o turismo do velho continente. A concurso estiveram 280 praias, das quais apenas foram selecionadas 15.

A praia da Marinha, em sexto lugar, é tida pela organização como “uma das mais emblemáticas e bonitas de Portugal”. E não é para menos: em 1998, foi considerada a “Praia Dourada” pelo ministro português do Ambiente devido às “excelentes” qualidades naturais que a caracterizam. Mas não cativa apenas pelas falésias, mas também “pela qualidade da água”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já Miramar ocupa a décima posição da lista. Uma das particularidades da praia, tal como escrito no comunicado enviado às redações, é a capela do Senhor da Pedra, construída sobre um rochedo há mais de 300 anos em forma de agradecimento, na sequência de um milagre que salvou um grupo de pescadores.

Da lista compilada pela European Best Destinations fazem ainda parte praias localizadas nos seguintes destinos: Itália, França, Grécia, Turquia e Croácia. A lista completa pode ser consultada aqui.