Thomas Piketty, o economista autor do “Capital no Século XXI”, livro best-seller que vendeu mais de 1,5 milhões de exemplares, estará em Lisboa na segunda-feira e tem encontros marcados com António Costa, secretário-geral do PS, Rui Tavares, o líder do Livre, e Sampaio da Nóvoa, ex-reitor da Universidade de Lisboa e proto-candidato à Presidência da República.

A notícia é avançada pelo Diário de Notícias que refere que o primeiro encontro acontecerá no Largo do Rato, sede do PS, e que estão contempladas declarações conjuntas aos jornalistas no final do encontro. O encontro com Sampaio da Nóvoa está marcado para a tarde, sendo que a hora de almoço está reservada para Rui Tavares e para o vereador da Câmara de Lisboa João Afonso.

Ao final da tarde, o economista francês, considerado um dos grandes especialistas em desigualdade, participará numa conferência na Fundação Calouste Gulbenkian, exatamente sobre o livro que escreveu, “O Capital no Século XXI, Conferência de Thomas Piketty”. Na obra, Piketty percorre mais de três séculos para analisar dados de 20 países, para traçar padrões socioeconómicos fundamentais.

O mais influente economista norte-americano Paul Krugman, considerou a obra de Pikkety “o mais importante livro de economia do ano – e talvez desta década”.