Cerca de três dezenas de trabalhadores da saúde ocuparam pelas 15h00 desta segunda-feira a entrada do Ministério da Saúde, em Lisboa, para exigir a marcação de reunião com o ministro Paulo Macedo.

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão a criação da carreira de técnico auxiliar da saúde, a reposição das 35 horas semanais de trabalho, a criação do suplemento de risco, penosidade e insalubridade, a criação da carreira de técnico de emergência do INEM e a valorização das carreiras de técnico de diagnóstico e terapêutica e técnico superior de saúde.

Luís Pesca, da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, disse à agência Lusa que foi enviada no dia 17 deste mês uma carta ao ministro a exigir a marcação de uma reunião, tendo Paulo Macedo remetido para a secretaria de Estado, que até hoje não deu qualquer resposta.

Os trabalhadores pretendem manter-se na entrada do Ministério da Saúde até que haja uma reposta por parte do ministro.

“Está na hora de o Governo ir embora” e “Basta, basta, basta, a saúde está à rasca” são frases gritadas pelos trabalhadores, que exibem também cartazes a exigir a demissão do Governo e que aludem à defesa do Serviço Nacional de Saúde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR