O Presidente francês, François Hollande, disse esta quarta-feira que o dispositivo militar para manter a segurança face à ameaça terrorista “vai manter-se” com sete mil soldados nas ruas, e anunciou um aumento da despesa neste setor no futuro.

“A segurança, a proteção, a independência, são princípios que não se negoceiam, porque está em jogo a força dos nossos valores”, disse Hollande, numa declaração no final de uma reunião sobre defesa com membros do seu Governo.

O líder francês acrescentou que “a França enfrenta fortes ameaças, tanto dentro, como fora do seu território”, e por isso anunciou que o país vai aumentar o orçamento para a defesa em 3,8 mil milhões face ao inicialmente previsto.

Assim, o Ministério da Defesa já tem garantidos os seus fundos para este ano, já que receberá diretamente do Estado uma verba de 31,8 mil milhões de euros que tem consignados, e não de fontes incertas, como a atribuição de licenças de telecomunicações, de acordo com a agência espanhola Efe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sobre as missões no exterior, nomeadamente na República Centro-Africana e no Iraque, mas não só, Hollande disse que “as forças exteriores devem manter-se num nível elevado” porque só têm como missão “dar apoio às populações que podem estar ameaçadas”.

Nessas missões estão cerca de 9 mil soldados franceses.