Um sismo de magnitude 4,6 na escala de Richter foi sentido hoje na ilha do Faial, Açores, às 06h29 (07h29 em Lisboa). Até ao momento não foram registados danos pessoais ou materiais, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. O epicentro do sismo foi registado a cerca de 35 quilómetros a oeste-noroeste da freguesia do Capelo, concelho da Horta, ilha do Faial.

Este sismo foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) no concelho da Horta, ilha do Faial, e no município de Lajes do Pico, na ilha do Pico, segundo o IPMA.

A Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores tinha registado na quarta-feira um sismo de magnitude 3,4 na escala de Richter na freguesia do Capelo, ilha do Faial, Açores.

Segundo informação divulgada por aquelas duas entidades, desde 19 de abril que “tem vindo a ser registada alguma sismicidade” com epicentro entre 37 e 46 quilómetros a oeste-noroeste da ilha do Faial. “Esta atividade foi desencadeada na sequência” de dois sismos, registados a 19 e 24 de abril, com magnitudes de 4,3 e 4,7 na escala de Richter, e que foram sentidos na ilha do Faial com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) e também no Pico e São Jorge. Na quarta-feira, dia 29, voltou a registar-se um sismo sentido com intensidade máxima IV no Faial e que teve uma magnitude de 3,6.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Até ao momento, foram registados cerca de 160 eventos”, revelaram o Cento de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

Segundo informações divulgadas pelas autoridades açorianas nos últimos dias, após os três sismos sentidos pela população, não há até agora registo de quaisquer danos. “Tratando-se de uma região onde é habitual verificar-se alguma sismicidade, a atividade registada tem-se enquadrado no padrão associado à sequência sismo principal/réplicas, revelando o gradual decaimento em frequência e magnitude. Nalguns dos dias situados entre os eventos de maior magnitude, a sismicidade tem sido muito reduzida. No dia 28, não foi mesmo registado qualquer evento nesta região epicentral”, explicam hoje o CIVISA e o SRPCBA.

Segundo o CIVISA, a zona em causa fica numa “faixa de maior atividade sísmica situada entre 15 e 50 quilómetros a oeste da ilha do Faial que já foi palco de significativa atividade sísmica no passado”.

“O desenvolvimento deste episódio de maior atividade sísmica tem vindo a ser continuamente acompanhado pelo CIVISA e pelo SRPCBA e nova informação será disponibilizada caso se verifiquem alterações ao padrão assinalado”, acrescentam as duas entidades.

A proteção civil dos Açores lembra, por outro lado, que, em caso de sismo, se deve “manter a calma e contar com a existência de possíveis réplicas”, que não devem acender-se fósforos nem isqueiros, deve ser cortado “imediatamente o gás, a eletricidade e a água” e que o melhor, na rua, é procurar um “local amplo”, longe de estruturas que possam cair. A proteção civil lembra também que um sismo pode ser seguido de tsunamis (onda gigante), pelo que não devem ser procuradas praias ou zonas ribeirinhas.