O Periscope — uma app para transmissão de vídeo em direto — está a revolucionar a forma como os utilizadores consomem conteúdos online. As possibilidades são imensas, mas há quem se queixe de não saber o que transmitir.

Finalmente surgem grandes eventos que merecem a atenção dos utilizadores da ferramenta. Como, por exemplo, o combate do século, que colocou frente a frente os dois melhores boxeurs da atualidade, o americano Floyd Mayweather e o filipino Manny Pacquiao. Só que dezenas de utilizadores viram as suas transmissões serem interrompidas pelo Twitter, a rede social que detém a aplicação.

Segundo a Bloomberg Business, os detentores dos direitos de transmissão do combate entre Floyd Mayweather e Manny Pacquiao solicitaram o encerramento de 66 transmissões, mas os responsáveis pela aplicação apenas interromperam 30. As restantes transmissões já tinham acabado ou estavam indisponíveis no momento em que a equipa conseguiu atuar.

“Os membros da equipa do Periscope estiveram no sábado à noite a trabalhar para desativar transmissões do combate”, afirmaram os responsáveis do Twitter em comunicado na segunda-feira, citados pela Bloomberg. “Fomos capazes de responder aos pedidos em poucos minutos”, acrescentou.

O mesmo comunicado recorda que o uso do Periscope em eventos protegidos por direitos televisivos constitui uma “clara violação” dos termos do serviço e indica que a equipa está a “trabalhar para garantir que existem ferramentas que permitam reagir rapidamente” neste tipo de situações.

O Periscope é uma aplicação móvel para iPhone desenvolvida pelo Twitter. Tornou possível transmitir vídeo em direto, através das câmaras do telemóvel, mas nem sempre a ferramenta tem sido usada da melhor forma.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR