Muitos defendem que o importante mesmo é o interior. Mas a verdade é que o exterior costuma ser o primeiro aspeto a que se dá atenção. E por isso é que pode ser essencial vestir-se de modo adequado às circunstâncias, à idade e ao seu estilo de vida.

O Observador convida-o a desvendar três segredos para que o seu aspeto esteja sempre perfeito, de acordo com algumas dicas deixadas pelo ABC e pelo Huffington Post.

Mas deixamos já uma pista: depende do tom de pele, da cor dos seus olhos e também da idade.

 

1 – Como posso descobrir qual o meu tom de pele?

Existe uma técnica muito simples para descobrir qual a paleta de cores que mais se adequa à sua pele. Comece por limpá-la, retirando toda a maquilhagem ou acessórios e lavar muito bem o cabelo. Depois, aproxime um tecido branco e outro bege ao rosto em frente de um espelho, para descobrir qual das duas cores ilumina mais o seu rosto e realça os olhos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

 

Screen Shot 2015-05-05 at 15.06.25

Pessoas cujo rosto se aviva perante o tecido branco tendem a poder utilizar tons mais frios.

 

Com o que é que combina mais o tecido branco:

  • Pele muito escura ou rosada e pálida.
  • Cabelo negro, castanho-claro ou loiro e cinza.
  • Olhos castanhos-escuros, verdes-escuros ou azuis.
Screen Shot 2015-05-05 at 17.57.06

Os tons quentes adequam-se a pessoas cujo rosto se aviva perante o tecido bege

Com o que é que combina mais o tecido bege:

  • Pele amarelada, pêssego, marfim, dourada e com sardas.
  • Cabelo acobreado, mogno, bordeaux e tons terra.
  • Olhos verdes, castanhos vibrantes ou cor de mel.

2 – Quais as cores que me são mais favoráveis?

Para descobrir a resposta a esta pergunta convém que esteja numa divisão com muita luz natural.

Olhe para a cor das suas veias:

  • Pois é, a resposta pode mesmo estar no sangue. Quando vistas através da pele, as veias podem ser azuis, verdes ou roxas. A cor das suas veias representa a cor que em si causará mais impacto, ou seja, a que melhor contrasta com a sua pele.

Olhe para os olhos:

  • A cor da sua íris diz muito sobre os tons que mais a favorecem: os tons mais claros e os mais escuros que encontrar na pigmentação dos seus olhos ao ver-se ao espelho são os que deve usar na sua roupa. Por exemplo: em olhos azuis, é aos pigmentos mais escuros desse azul que deve dar atenção.
  • Se quiser utilizar tons mais próximos do preto, observe os tons que existem no anel em redor da íris. Voltemos outra vez aos olhos azuis: em redor, haverá um círculo mais escuro. Veja que é o tom, azul escuro, preto, castanho escuro, ou até verde. E vá comprar roupa dessa cor!
Screen Shot 2015-05-05 at 16.09.15

As cores da roupa em função dos olhos é mais proeminente nas pessoas de íris clara, principalmente se forem verdes ou azuis.

Belisque o dedo e escolha o batom:

  • A cor mais romântica – aquela que lhe dará um ar mais angelical – pode ser descoberta se beliscar a ponta de um dedo com a outra mão. A cor que ficar marcada é a que deve eleger para utilizar nos lábios.

3 – Que cores devo utilizar quando chego à meia-idade?

Não vale a pena negar: é mesmo preciso adequar o estilo à idade que tem. É que, à medida que o tempo corre, a pigmentação da pele e dos olhos costuma tornar-se mais delicada e é necessário entender quais as cores mais favoráveis.

Escolher as cores corretas para a idade que tem pode mesmo ajudá-la a melhorar a aparência e a criar um ar mais jovem. Quando pretende dar mais vibração e jovialidade à sua aparência pode optar por cores mais escuras.

Screen Shot 2015-05-05 at 17.25.50

Embora as mulheres a partir da meia-idade possam utilizar cores mais escuras para lhes dar um aspeto mais jovem, devem moderar as cores e optar por maquilhagem mais discreta.

Mas não abuse delas! Principalmente a partir dos cinquenta anos, é preciso moderar as cores que utiliza. Por norma, basta lembrar-se das cores que mais a favoreciam durante a juventude e adotar as versões mais claras das mesmas.

E o mesmo se aplica na hora de pintar o cabelo: recupere as suas fotografias de infância e veja a cor de cabelo que tinha quando era pequena. A seguir, escolha uma versão mais clara para o pintar.